Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Caixa TEM do Bolsa Família passará por atualização em breve
O novo Programa Bolsa Família já está oficialmente em vigor e os pagamentos deverão começar em 20 de março. Uma Medida Provisória (MPV) foi emitida para modificar a lei do antigo Auxílio Brasil, permitindo a criação de quatro novos benefícios que fazem parte do novo programa social.

No entanto, o processo de transição para os novos programas inclui várias pequenas mudanças, desde as regras dos novos benefícios até atualizações nos aplicativos que fornecem informações sobre eles. Por esse motivo, o aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos desse e de outros benefícios concedidos à população pelo governo federal, também passará por esse processo de atualização.

O aplicativo Caixa Tem é conhecido por ser um meio de pagamento e por fornecer informações sobre o Auxílio Brasil, como a elegibilidade e valores de pagamento, por meio da opção “Auxílio Brasil” em seu menu principal.

A opção “Auxílio Brasil” no aplicativo Caixa Tem será substituída em breve pela nova opção “Bolsa Família”, que terá a mesma função de fornecer informações sobre o programa. A atualização ainda não ocorreu, mas está prevista para os próximos dias, antes dos pagamentos de março, que continuarão sendo realizados por meio do aplicativo, cartões do programa ou agências da Caixa.

Aplicativo Caixa Tem: atualização para o novo Bolsa Família

Se a opção “Bolsa Família” ainda não estiver disponível no aplicativo Caixa Tem, os beneficiários devem aguardar a atualização do app, que deverá ocorrer em breve. Além disso, o programa de transferência de renda também possui outros aplicativos, como o CadÚnico e o Auxílio Brasil, que fornecem informações sobre cadastro e pagamentos, respectivamente.

Embora a Caixa Econômica Federal seja responsável pelo aplicativo Caixa Tem, os outros dois aplicativos, CadÚnico e Auxílio Brasil, são gerenciados por uma empresa terceirizada contratada pelo governo. No entanto, o contrato com essa empresa não foi renovado pela gestão anterior do presidente Jair Bolsonaro (PL). Portanto, é incerto se esses aplicativos serão mantidos ou atualizados, especialmente o Auxílio Brasil, que precisaria mudar de nome para refletir o atual programa social.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família para março

Os pagamentos do novo Bolsa Família referentes ao mês de março iniciarão no dia 20 e se estenderão até o dia 31, de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário. O calendário oficial foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, confira:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 20 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 21 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 22 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 27 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 28 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 29 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de março;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de março.