Cartão Auxílio Brasil: Desbloqueios e Benefícios
Em agosto, mais de 20,2 milhões de brasileiros receberam sua cota do Auxílio Brasil, o maior programa social do país. O pagamento é feito pelo aplicativo Caixa Tem e o dinheiro também pode ser transferido usando o cartão do programa ou antigo cartão do Bolsa Família, para quem ainda não recebeu um novo cartão.
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 6,6 milhões de cartões Auxílio Brasil serão distribuídos em 2022 aos beneficiários da poupança social digital contemplados pelo programa a partir de novembro de 2021. Graças ao cartão de benefícios, os usuários poderão:
- Realizar até dois saques por mês em um terminal de autoatendimento ou unidade lotérica;
- Realizar até dois saques por mês em bancos 24hs;
- Realizar o pagamento de contas no débito;
- Realizar três transferências por mês para contas de outros bancos;
- Realizar transferências via Pix ilimitados;
- Realizar transferências ilimitadas para contas da Caixa.
O cartão conta com os seguintes dados:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Número da conta;
- Número do cartão;
- Validade do cartão;
Como receber o cartão
O Ministério da Cidadania é responsável pela gestão, monitoramento, avaliação e controle da prestação dos serviços de emissão de cartões, enquanto a Caixa Econômica Federal é responsável pela produção e entrega dos cartões aos clientes, além do atendimento ao cliente. Os cartões são enviados ao usuário por correio para o endereço cadastrado no CadÚnico.
Após o recebimento do cartão, o beneficiário deve ligar para o atendimento da Caixa Auxílio Brasil no número 111. Dados como NIS, RG e CPF podem ser obtidos no serviço. O usuário, então, precisa se dirigir a uma agência ou lotérica da Caixa, apresentar seu documento de identidade e realizar o cadastro.
Confira também: Pagamento do Auxílio Brasil de setembro também será antecipado