Certidão para saque de FGTS tem entrega atrasada pelo INSS e aposentados têm benefícios retidos
Após a concessão do benefício de aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), outros benefícios são liberados, além das mensalidades correspondentes às contribuições vitalícias para a Previdência Social.
Uma delas é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pago mensalmente pelos empregadores e mantido na Caixa para proteção social dos trabalhadores.
Para sacar esse dinheiro, os novos aposentados devem apresentar ao banco público a certidão de saque do PIS/Pasep/FGTS emitida pela instituição. No entanto, segundo os advogados, o lançamento da ferramenta foi lento.
Deve demorar até 20 dias, mas não demora. Ninguém explicou o porquê, eles apenas disseram esperar
O atraso médio não pode ser expresso, mas há relatos de que algumas cartas só são emitidas em 30 dias. Para piorar a situação, em muitos casos, os atrasos vêm depois dos atrasos nos pagamentos das pensões.
Quando uma pessoa apresenta um pedido de pensão, a INSS tem até 60 dias para analisar o pedido. Uma vez aprovado, ele enviará todos os documentos, sendo um deles a Carta Saque do FGTS. Não há desculpa para o atraso.