Confira o que muda com a chegada do 5G no Brasil.
Na quarta-feira (6), a quinta geração de internet móvel – 5G – será lançada no Brasil. Dessa forma, Brasília será a primeira cidade do país a considerar a adoção da tecnologia.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as próximas capitais a receber 5G serão São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. No entanto, a data ainda não foi definida.
Apesar de chegar a Brasília nessa quarta-feira 6, nem todos os usuários poderão acessar o 5G no primeiro momento.
Todos terão acesso ao 5G?
Ainda de acordo com a Anatel, a funcionalidade estará disponível em 80% do capital, principalmente no Plano Piloto. No entanto, a tecnologia só funcionará em dispositivos mais novos, incl. Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola. No total, a agência aprovou 67 smartphones que suportam 5G.
Apenas os dispositivos lançados nos últimos 12 meses são compatíveis com 5G. No site da Anatel você confere a lista completa de modelos de celulares em que essa tecnologia funcionará.
A princípio, a previsão é que o 5G seja oferecido nos atuais planos das operadoras, gratuitamente. As empresas autorizadas a utilizar o 5G são Claro, TIM e Vivo.
Quando o 5G chegará nas outras cidades?
Foi inicialmente planejado que todas as capitais terão acesso ao 5G até 31 de julho. No entanto, devido a dificuldades logísticas relacionadas à importação de equipamentos, o prazo foi adiado para 29 de setembro. Segundo a Anatel Brasília, exigia menos aparelhos do que outras cidades.
Quais os benefícios do 5G?
Segundo o especialista Alfredo Freitas, com quem o g1 conversou, a velocidade da internet pode aumentar até 10 vezes com o 5G em relação ao 4G.
A tecnologia pode trazer muitos benefícios à educação, à telemedicina e tornar a cidade mais “inteligente”, por exemplo, por meio da comunicação entre carros.
Enquanto novas tecnologias aparecem no Brasil, o 4G não vai desaparecer, pois existem centenas de milhares de celulares que suportam essa tecnologia.