Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Conheça os principais golpes contra aposentados do INSS

Golpes sempre existiram no mundo. No entanto, o fato de pessoas de todas as idades terem acesso à internet abriu caminho para os golpistas de plantão. As principais vítimas são aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ladrões enganam segurados se passando por representantes do INSS. Outro método utilizado para persuadir é se passar por um funcionário de uma rede bancária na qual a pessoa está sendo beneficiada.

Eles usam termos técnicos para enganar pessoas desavisadas que podem acabar passando dados pessoais, números de senhas, etc.

E o golpe só vai aumentar. Então, abaixo você vai conhecer cada um deles.

O cidadão recebe uma mensagem solicitando a atualização de seus dados e envia via WhatsApp, SMS ou e-mail. Nesse caso, o golpista informa que será enviado um link para acesso.

No entanto, este link pode conter vírus que podem roubar seus dados bancários ou informações pessoais. Lembre-se sempre: Bancos não enviam mensagens com links para clientes, nem enviam links para aposentados e pensionistas do INSS.

Por exemplo, a Caixa Econômica Federal oferece um serviço de denúncia aos clientes para denunciar qualquer comportamento suspeito. Basta acessar abuse@caixa.gov.br.

Falsa antecipação de empréstimo

Outro golpe cada vez mais agressivo envolve os golpistas que oferecem empréstimos com condições muito simples, permitindo que o dinheiro seja liberado rapidamente. Para isso, a vítima precisa depositar um valor para garantir a proposta.

Lembre-se de que as instituições financeiras não estão autorizadas por lei a exigir que os clientes depositem um adiantamento para obter um empréstimo.

O banco central mantém as pessoas informadas sobre o processo de originação de empréstimos de cada instituição financeira por meio de seu portal.

Golpe do boleto

Outro golpe que os aposentados precisam estar cientes é o boleto falso. Os golpistas enviarão uma fatura para o e-mail da pessoa como se fosse um pagamento mensal, conta de luz, conta de internet, etc. Quando você digita o código de barras para pagar, o dinheiro vai diretamente para a conta bancária do golpista.

Ao receber uma fatura por e-mail, observe que os dados exibidos na tela de pagamento são os mesmos do arquivo (nome do banco, data de vencimento, valor, nome do beneficiário e outras informações).

Quais são os canais oficiais do INSS?

Antes de acessar o link ou pagar boletos, caso tenha alguma dúvida sobre a mensagem enviada por e-mail, app, mensagem de texto, entre em contato com a operadora que lhe atende. Se for INSS, é só ligar para a central de atendimento no 135. Você também pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um canal de comunicação dedicado para qualquer pessoa tirar dúvidas. O serviço é gratuito e pode ser acessado na opção 7 pelo telefone 0800 726 0207.