Pular para o conteúdo

Consignado do Auxílio Brasil tem 40 novas financeiras interessadas para oferecer o empréstimo

Calendário do Auxílio Brasil outubro

Na quarta-feira da semana passada, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, deu entrevista ao programa A Voz do Brasil, da TV Brasil. Durante a entrevista, ele mencionou que cerca de 60 instituições financeiras estavam interessadas em fazer parceria com o empréstimo consignado. Isso é mais do que os 17 bancos mencionados por Bento em agosto daquele desse ano.

O crédito ao público foi regulamentado pelo Decreto de Cidadania 816 da última terça-feira (27), que estabelece várias regras que as empresas interessadas em conceder crédito às famílias devem cumprir, como juros e número máximo de parcelas.

Ronaldo Bento não citou as empresas que pretendem trabalhar com folha de pagamento, mas reiterou que instituições habilitadas não poderiam buscar ativamente beneficiários para conceder empréstimos, dizendo que “a regulamentação é muito clara e proíbe esse tipo de conduta, esse tipo de de captação de recursos, esse tipo de busca de marketing agressivo por parte dessas famílias. As instituições financeiras têm que se posicionar passivamente, ser processadas e, a partir daí, fazer o crédito consignado.”

As instituições financeiras vão passar por um processo de triagem para satisfazer esses empréstimos, que o ministro disse estar também disponível para os beneficiários do Auxílio Brasil que operam como microempreendedores individuais e foram afetados pela pandemia de covid-19. 19, para retomar seus negócios.

Liberação do empréstimo do Auxílio Brasil

Apesar da regulamentação, ainda não há uma data oficial até a qual as famílias poderão receber o valor do empréstimo, uma vez que os bancos e financeiras são obrigados pela regulamentação a encaminhar uma carta manifestando interesse em conceder crédito ao Ministério da Cidadania. quando esta carta for emitida pelo Ministério. Uma vez aceita pelo Ministério, a empresa poderá de fato começar a fazer empréstimos.

Espera-se que as empresas enviem esse documento o quanto antes, e que o ministério aceite a carta que receber nos próximos dias da semana, pois é do interesse do governo liberar o empréstimo rapidamente, principalmente durante a semana eleitoral , portanto, se essa expectativa se concretizar, Bancos e financeiras poderão começar a oferecer crédito consignado nas próximas semanas.

Depois disso, os beneficiários terão que escolher a empresa com a qual desejam assinar o empréstimo salarial Auxílio Brasil, assinar o contrato e concluir a transação, conforme as regras, o banco e a financeira terão no máximo dois dias úteis No entanto, esta é apenas uma previsão, não há garantias oficiais, pois esses prazos dependem da flexibilidade de governos e bancos.

Regras do consignado do Auxílio Brasil

As taxas de juros não podem ser superiores a 3,5% ao mês, ressalvada a proibição de qualquer tipo de taxa de administração do beneficiário, inclusive taxas de abertura de crédito (TAC).

A portaria também estipula que o número máximo de parcelas é de 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e consecutivas, ou seja, é cobrada mensalidade obrigatória até que o empréstimo seja totalmente quitado, não sendo permitido o “saltar” parcelas em nenhum momento. Tempo.

Além disso, os beneficiários poderão encontrar as informações necessárias para a contratação da empresa por meio do Extrato de Pagamentos de Benefícios que recebem no momento de seus saques mensais ou consultando o aplicativo Auxílio Brasil.

Agora, após a publicação do regulamento, os bancos e financeiras são obrigados a encaminhar uma carta ao Ministério da Cidadania manifestando interesse em conceder crédito ao beneficiário e, após a aceitação da carta pelo ministério, a empresa poderá iniciar fazendo empréstimos. Na verdade, é por isso que a folha de pagamento ainda não pode ser contratada.

Lista de bancos que vão liberar o consignado do Auxílio Brasil

Confira a lista de bancos que têm como alvo o empréstimo salarial do Auxílio Brasil:

Bancos que já confirmaram que VÃO OPERAR:

  • Caixa
  • Facta Financeira

Bancos que, após a nova regulamentação, ESTÃO AVALIANDO para decidir:

  • Banco do Brasil
  • PicPay
  • Agibank
  • Banco Pan

Bancos que NÃO VÃO ofertar o empréstimo consignado:

  • Itaú
  • Nubank
  • Santander
  • Bradesco
  • Banco Inter
  • C6Bank
  • BMG
  • Sicoob

Bancos que queriam operar mas voltaram atrás e NÃO VÃO MAIS:

  • Banco Safra