×

Consulte com seu CPF se você vai receber Bolsa Família de 2023

Bolsa Família de 2023

Consulte com seu CPF se você vai receber Bolsa Família de 2023

A proposta de emenda da PEC Transitória à Constituição brasileira foi recentemente aprovada pelo legislativo nacional. Isso permite que o governo brasileiro financie o Bolsa Família como um benefício anual a partir de 2024. A vitória do PT de Lula foi possibilitada por essa decisão.

O novo programa social que substitui o Auxílio Brasil, chamado Plenitude, é iniciado pelo governo Bolsonaro.

Os dados dos brasileiros que precisam de assistência devem continuar a ser coletados por meio do sistema Cadastro Único. Algumas mudanças foram feitas no programa social do país, o Bolsa Família, o que gerou preocupações em encontrar informações sobre ele em janeiro próximo. Isso é por causa do próximo governo do país.

Bolsa Família: como consultar?

Como o procedimento será alterado, o mesmo mecanismo usado para consultar o Auxílio Brasil será usado para acessar as informações do Bolsa Família a partir do ano que vem.

Com o número do CPF em mãos, há muitas formas de consultar. Então confira algumas opções:

  • Aplicativo Auxílio Brasil (disponível em Android e iOS);
  • Aplicativo Caixa Tem (disponível em Android e iOS);
  • Central de atendimento Caixa (telefone 111);
  • Central de atendimento Ministério da Cidadania (telefone 121).

Ambos os aplicativos estão disponíveis gratuitamente. Em todos esses canais, o beneficiário pode utilizar o número do CPF para obter qualquer tipo de informação sobre o atendimento.

Bolsa Família em 2023

Em 2023, o Bolsa Família pagará R$ 600 para famílias em situação de vulnerabilidade social e mais R$ 150 para famílias com filhos menores de 6 anos. Os brasileiros que recebem auxílio do programa Auxílio Brasil continuarão sendo considerados desde que atendam aos critérios.

O benefício mantido dessa forma foi uma das promessas de campanha do presidente eleito Lula (PT), viabilizado pela recente aprovação da PEC. Os depósitos desses valores serão garantidos aos brasileiros no ano que vem.