Depressão da direito a receber benefício pelo INSS?
A depressão é um distúrbio que faz com que uma pessoa experimente sintomas como tristeza profunda, perda de interesse, humor deprimido e alterações de humor.
A depressão afeta as pessoas de forma diferente, e ao longo do tempo, com a mesma pessoa e outras ao seu redor, em diferentes momentos de sua vida (Harrison & McCauley 2007).
De acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade estão entre as dez principais causas de incapacidade no mundo, afetando aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo (Wittchen et al. 2012).
A depressão pode estar associada a uma série de condições médicas, incluindo problemas cardíacos, pressão alta, diabetes, obesidade, distúrbios da tireoide, artrite, asma, colite ulcerativa e esclerose múltipla.
Procure atendimento médico aos primeiros sintomas, pois a depressão pode levar a pensamentos de suicídio.
A depressão leve geralmente pode ser controlada sem medicação, por tratamento com terapia e exercícios.
Mas quando atinge um nível moderado a grave, será necessário o uso de medicamentos para aliviar os sintomas da depressão.
Outra fonte é a terapia e outras opções que podem melhorar a qualidade de vida do paciente prescritas por psicólogos e psiquiatras.
A depressão dá direito a benefícios do INSS?
Para ter direito ao benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o empregado deve estar em situação que o impeça de exercer atividades profissionais por motivo de depressão ou transtorno mental.
Neste caso, será possível obter o direito a uma pensão por invalidez permanente (a antiga pensão por invalidez). No entanto, o INSS não leva em consideração a doença em si, mas sim os sintomas que ela pode causar na vida do trabalhador que o impossibilita de trabalhar.
Veja mais:
Para receber os benefícios, as pessoas deprimidas precisam passar por uma pericia médica pelo INSS. Especialistas da Previdência Social afirmam que os segurados inicialmente lutaram para se aposentar por invalidez.
Isso porque, antes de tudo, após uma revisão pericial, o perito comprova que você não pode exercer suas atividades laborais e você será temporariamente dispensado. Em seguida, você precisará ser avaliado por um conselho médico.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai analisar a extensão e as consequências da depressão ou distúrbios psicológicos. Porque é difícil para as pessoas com depressão se aposentarem por invalidez.
O INSS oferece esse benefício apenas em casos muito extremos, onde a pessoa está realmente sofrendo de depressão profunda e não pode escapar da situação. Nesse caso, ele receberá uma pensão por invalidez permanente.
Como solicitar a aposentadoria por invalidez?
Pacientes que sofrem de depressão precisam solicitar uma consulta com um médico especialista para benefícios por incapacidade. Basta acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135 (segunda a sábado das 7h às 22h).
Deverá, então, dirigir-se à unidade do INSS na data e hora determinadas pela marcação.
Durante o exame médico, será avaliado o tipo de invalidez do segurado: invalidez temporária ou invalidez permanente.
Neste caso, muito poucas pessoas recebem uma pensão por invalidez no primeiro pedido. Em primeiro lugar, o INSS pagará o auxílio-doença (invalidez temporária), seguido de aposentadoria por invalidez.
O que é aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário por invalidez para um segurado que não pode mais exercer suas atividades laborais por motivo de doença ou invalidez.