Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Desligamento voluntário no app do Auxílio Brasil: como isso afeta o Bolsa Família e o que fazer em seguida?
Começando os procedimentos de revisão no Cadastro Único, antes de anunciar o novo Bolsa Família, o Governo Federal disponibilizou o botão “desligamento voluntário” no aplicativo do Auxílio Brasil.
Famílias beneficiárias estão confusas e não sabem se devem clicar no botão ou simplesmente ignorar o aviso.

A mensagem que acompanha o botão de desligamento voluntário diz: “Você não precisa mais do benefício ou se inscreveu incorretamente no Cadastro Único? Solicite aqui seu desligamento voluntário do Programa”.

A opção de desligamento voluntário está disponível em todos os aplicativos do programa social, que ainda é o Auxílio Brasil em fevereiro.

Famílias que desejam CONTINUAR RECEBENDO o benefício não devem clicar na opção de desligamento voluntário.

desligamento voluntario auxilio brasil

Acompanhe o passo a passo

A opção de desligamento voluntário é uma medida adotada pelo Governo para economizar recursos na revisão cadastral do programa social.

Desligamento voluntário

Este é o primeiro passo do Ministério do Desenvolvimento Social para realizar uma revisão minuciosa no Cadastro Único.

De acordo com o ministro Wellington Dias, o objetivo do ministério é disponibilizar recursos aos municípios e possibilitar a contratação de até 12 mil agentes sociais para atualizar os cadastros de famílias com indícios de irregularidades.

Cerca de 5 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil (sendo mais de 21 milhões no total) apresentam indícios de irregularidades em seus cadastros.

Essas famílias têm a opção de realizar o desligamento voluntário do programa nos últimos dias de fevereiro.

As famílias que não optarem pelo desligamento voluntário serão convocadas para prestar esclarecimentos sobre os indícios de cadastro irregular a partir de março.

Elas terão um prazo legal para apresentar suas justificativas. Informações detalhadas sobre esse procedimento operacional serão divulgadas no início de março.

Novo Bolsa Família

De acordo com o presidente Lula, o novo Bolsa Família deverá ser apresentado logo após o Carnaval. Especialistas afirmam que a opção mais viável é a edição de uma Medida Provisória que substitua a lei do Auxílio Brasil, o qual realizou seu último pagamento em fevereiro.

A nova lei deve atualizar as regras e dar mais ênfase a determinadas condicionalidades. O Governo tem como foco a exigência de acompanhamentos de saúde e educação por parte das famílias beneficiárias como contrapartida.