Empréstimo do Auxílio Brasil – Veja lista dos bancos que aguardam a regulamentação da liberação
Embora o Ministério da Cidadania não tenha divulgado oficialmente a regulamentação, alguns bancos começaram a oferecer o empréstimo consignado Auxílio Brasil. Alguns até permitem que os clientes façam um pré-registro para o serviço.
Falta apenas uma coisa: divulgar o regulamento aos bancos credenciados para que eles possam começar a oferecer o serviço aos seus clientes.
Os beneficiários do Auxilio Brasil podem utilizar até 40% do valor base do benefício, que é de R$ 400. Isso equivale a R$ 400 em moeda brasileira. Eles podem usar esse dinheiro para contratar um empréstimo consignado em um banco participante. O empréstimo será pago diretamente através do programa de ajuda.
Bancos que já confirmaram que VÃO OPERAR:
- PicPay
- Agibank
- Caixa
- Banco Pan
- Banco Safra
Bancos que ESTÃO AVALIANDO a regulamentação e decidir:
- Banco do Brasil
Pelo menos 11 outras instituições financeiras de pequeno e médio porte estão aprovadas para conceder crédito consignado.
Pré-cadastro do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Entre os bancos listados, alguns permitem que os clientes interessados façam um pré-cadastro para informá-los de seu interesse em empréstimos.
Com isso, os bancos podem criar um banco de dados com os interessados para fornecer créditos dedutíveis quando da emissão da folha de pagamento.
No entanto, os bancos fixam suas próprias taxas no pré-cadastro, chegando a taxas de até 86% ao ano, bem acima da taxa média anual de 26% do crédito consignado do INSS. As altas taxas de juros levaram outros órgãos a pedir ao ministério da Cidadania que estabeleça limites de juros para a abordagem.
Adiamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O Ministério da Cidadania estudará como definir esse limite devido à exigência de teto para o desembolso do empréstimo salarial do Auxílio Brasil e ao apoio da medida pela equipe técnica do ministério.
Haverá uma agenda diária de reuniões que justificará um atraso nos empréstimos salariais, o que só deve acontecer em outubro, não em setembro, como previu em agosto o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
Bancos decidem não oferecer empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Este serviço é considerado inadequado para o público em geral e é composto por familiares extremamente pobres – quando a renda familiar mensal per capita é de até 105 reais – ou pobres – quando a renda familiar per capita está entre 105,01 reais e 210 reais – cujos membros são menores de 21 anos, jovens grávidas ou lactantes, alguns bancos optam por não oferecer empréstimos do Auxílio Brasil:
Bancos que NÃO VÃO ofertar o empréstimo consignado:
- Itaú
- Nubank
- Santander
- Bradesco
- Banco Inter
- C6Bank
- BMG
- Sicoob