Esse grupo de beneficiários do INSS ficará de fora da antecipação do 13º
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem receber o 13º salário antecipado pela terceira vez consecutiva em 2022. O sistema adotado será o mesmo dos últimos dois anos (2020 e 2021).
O abono de Natal será repassado aos aposentados, pensionistas e determinados grupos de beneficiários da Previdência Social em duas parcelas, sendo a primeira parcela 50% dos benefícios pagos em folha de pagamento e a segunda parcela os demais 50%, com incidência de Renda imposto (IR) é cobrado em determinadas circunstâncias.
Confira o calendário 13º do INSS 2022 – completo e atualizado
Veja abaixo o cronograma de pagamento dos benefícios comunais, marcado em vermelho para transferências de duas parcelas do 13º do segurado:
Quem vai receber a antecipação do 13º do INSS?
A sociedade beneficiária do INSS 2022 inclui:
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria especial.
Quem não vai receber o abono natalino?
Em suma, os 12 benefícios oferecidos pela Previdência Social excluem aqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência, e aqueles que recebem Renda Mensal Vitalícia (RMV).
No caso do BPC, esse auxílio é exigido e administrado apenas pelo INSS, mas trata-se de benefícios de auxílio vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.