×

Feriados e Pontos Facultativos em 2024

Feriados

Feriados e Pontos Facultativos em 2024

Feriados

Feriados e Pontos Facultativos em 2024: Confira as datas e planeje seu descanso

O ano de 2023 está chegando ao fim e muitas pessoas já estão ansiosas para conhecer as datas dos feriados e pontos facultativos de 2024. Essas datas são importantes para que os trabalhadores e estudantes possam se programar e aproveitar momentos de descanso ao longo do ano.

Além disso, é fundamental lembrar que o Dia da Consciência Negra foi sancionado como feriado nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 21/12.

Feriado do Dia da Consciência Negra

Em 2024, o feriado do Dia da Consciência Negra será celebrado no dia 20 de novembro, que cairá em uma quarta-feira. Essa data é importante para a valorização da cultura afro-brasileira e para a reflexão sobre a história e a luta dos negros no Brasil.

Vale ressaltar que além dos feriados nacionais, cada estado e município do país possui suas próprias datas comemorativas, que também podem garantir folgas ao longo do ano.

Carnaval em 2024

O Carnaval é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, seja para comemorar ou viajar. Em 2024, o Carnaval ocorrerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no sábado, domingo, segunda e terça-feira.

Essa é uma ótima oportunidade para aproveitar o feriado prolongado e se divertir com os blocos de rua, desfiles de escolas de samba ou descansar em algum destino turístico.

Lista de feriados nacionais em 2024

A seguir, confira a lista completa dos feriados nacionais de 2024:

  • 1° de janeiro de 2024: Confraternização Universal (segunda-feira)
  • 29 de março de 2024: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira)
  • 21 de abril de 2024: Tiradentes (domingo)
  • 1º de maio de 2024: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira)
  • 7 de setembro de 2024: Independência do Brasil (sábado)
  • 12 de outubro de 2024: Nossa Senhora Aparecida (sábado)
  • 2 de novembro de 2024: Finados (sábado)
  • 15 de novembro de 2024: Proclamação da República (sexta-feira)
  • 20 de Novembro de 2024: Consciência Negra (quarta-feira)
  • 25 de dezembro de 2024: Natal (quarta-feira)

É importante ressaltar que, caso algum desses feriados caia em um final de semana, é comum que seja transferido para a segunda-feira seguinte, garantindo assim um dia de folga para os trabalhadores.

Pontos facultativos em 2024

Além dos feriados nacionais, também existem os pontos facultativos, que são dias em que as empresas e órgãos públicos podem optar por conceder folga aos seus funcionários.

Confira abaixo os pontos facultativos de 2024:

  • 12 de fevereiro de 2024: Carnaval (segunda-feira)
  • 13 de fevereiro de 2024: Carnaval (terça-feira)
  • 14 de fevereiro de 2024: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira)
  • 30 de maio de 2024: Corpus Christi (quinta-feira)
  • 28 de outubro de 2024: Dia do Servidor Público (segunda-feira)

Vale lembrar que os pontos facultativos podem variar de acordo com cada empresa e órgão público, sendo importante verificar com antecedência se haverá ou não expediente nesses dias.

Planeje seu descanso com antecedência

Agora que você já conhece todas as datas dos feriados e pontos facultativos de 2024, é hora de planejar seu descanso com antecedência. Aproveite esses momentos para relaxar, viajar, curtir com a família e amigos ou simplesmente descansar em casa.

Lembre-se de considerar os feriados que caem em sextas-feiras, pois assim você poderá aproveitar folgas prolongadas junto com os fins de semana.

Organize seu calendário, faça reservas de viagens com antecedência e aproveite ao máximo esses momentos de lazer ao longo do ano. Cuide também da sua saúde financeira, planejando seus gastos e economizando para aproveitar essas datas especiais sem preocupações.

Agora que você já sabe todas as datas dos feriados e pontos facultativos de 2024, é só se programar e aproveitar ao máximo esses momentos de descanso e lazer!

Deixe uma resposta