Pular para o conteúdo

FIES – Veja como renegociar sua divida

  • por
Renegociação da dívida do Fies

Entre os dias 7 de março e 31 de agosto de 2022, aproximadamente 1,3 milhão de alunos com dívida de auxílio financeiro estudantil (FIES) poderão renegociar suas pendências no programa.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil não detalharam o número de alunos inadimplentes em cada estado, os bancos apenas informaram os termos e condições de renegociação da dívida estudantil.

Embora ambas as instituições financeiras sejam públicas, cada uma possui seus próprios critérios de renegociação.

Confira a seguir.

Renegociação das dívidas do FIES no Banco do Brasil

Os alunos que desejam ingressar na renegociação de dívidas do FIES devem seguir várias etapas:

  • Baixar o aplicativo do Banco do Brasil (disponível para Android e iOS);
  • Clicar na opção “Soluções de Dívidas”;
  • Clicar em “Renegociação Fies”.

Por meio do aplicativo, o aluno verificará se atende às regras de renegociação, opções de pagamento de dívidas, descontos e parcelamento.

A renegociação do contrato é feita de forma fácil, podendo gerar um documento do total da dívida ou adiantamento conforme a necessidade.

Caso o aluno queira renegociar pessoalmente, poderá fazê-lo em qualquer agência do banco brasileiro, nas mesmas condições.

Quem quiser mais informações pode acessar o portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) ou a Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

O Banco do Brasil não tem autonomia para divulgar dados do FIES: essas informações podem ser consultadas diretamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem parceria com o Ministério da Educação (MEC) e também é operador do programa agente.

Renegociação das dívidas do FIES na Caixa Econômica Federal

A renegociação da dívida do FIES com a Caixa Econômica Federal pode ser feita 100% digitalmente pelo site do banco.

Os alunos beneficiários do FIES da Caixa possuem saldo devedor de 28 bilhões e dívida média de 35 mil reais por aluno.

Quais os requisitos para refinanciar a dívida do FIES?

O governo elaborou uma tabela de referência para solicitação de descontos e parcelamentos, mas até a data de liberação pelas MPs (30 de dezembro de 2021), o desconto nos valores inadimplentes será ainda maior.

Estudantes com atraso superior a 360 dias

Para alunos no Cadastro Único (CadÚnico), ou alunos que recebem auxílio emergencial em 2021, os descontos serão de até 92% do valor da dívida a ser utilizado para quitar integralmente o saldo devedor, seja à vista ou em 10 parcelas Os pagamentos são corrigidos taxas Selic (taxas de serviço, liquidação e custódia).

Para os demais alunos, o desconto será de até 86,5% do valor da dívida para pagamento integral do saldo devedor.

Estudantes com atraso superior a 90 dias

  • À vista: isenção total dos encargos e 12% do valor principal;
  • Parcelado: pagamento em até 150 parcelas, com isenção total de juros e multas.

Como consultar e renegociar as dívidas do FIES?

A Caixa vai disponibilizar uma página web para ajudar os alunos que têm contratos com bancos, onde os alunos podem verificar se têm direito a renegociar.

Após confirmar que tem o direito de renegociar e simular o valor a ser pago, o aluno poderá gerar um lançamento de pagamento ou boleto único.

Caso precise atualizar suas informações cadastrais, você também deve enviar seus arquivos pessoais pelo site.

Em caso de pendências com os fiadores do contrato, será necessário o envio de procuração, seus documentos pessoais e comprovante de renda. Os dados serão analisados ​​pela Caixa e, uma vez validados, o aluno poderá gerar um boleto.

Para fechar o contrato é necessário efetuar o pagamento de boleto (única ou primeira parcela) e as parcelas não devem ser inferiores a R$ 200,00.

Para mais informações, os alunos podem acessar o site da Caixa ou ligar para 0800 726 0101.