×

Fraudadores usam nome da Anatel para aplicar golpes

Fraudadores usam nome da Anatel para aplicar golpes

Fraudadores usam nome da Anatel para aplicar golpes

anatel

Fraudadores utilizam o nome da Anatel para aplicar golpes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou sobre o uso indevido de seu nome por fraudadores em ligações telefônicas. Os criminosos têm como objetivo convencer os clientes a trocarem de operadora de telefonia. A Anatel está solicitando esclarecimentos das empresas Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo para tomar as medidas necessárias.

Usuários relatam experiências com o golpe

Nas redes sociais, alguns usuários compartilharam suas experiências sendo alvo desse golpe. Um dos relatos mais conhecidos foi o de Jeferson Menezes, que recebeu ligações de supostos funcionários da Anatel após ter enfrentado problemas com a conexão de internet da Oi. Os golpistas recomendaram a mudança para a Claro.

Golpe relacionado à situação da Oi

No mês passado, a Oi teve que esclarecer que não haveria interrupções na conexão à internet devido a uma suposta falência. Durante esse período, os golpistas entraram em contato com os clientes da operadora, disseminando a ideia de um possível encerramento da empresa e sugerindo a adesão a um novo pacote. Vale ressaltar que o golpe se aproveitou da situação da Oi Móvel, que estava passando por um processo de recuperação judicial.

Recomendações da Anatel para evitar golpes

A Anatel enfatiza que não entra em contato com os consumidores para recomendar a troca de prestadores de serviços. A agência solicita que, em caso de dúvidas, os consumidores entrem em contato com os canais oficiais de atendimento da operadora em questão. Além disso, é importante ter cautela ao receber propostas por telefone e verificar se o número utilizado tem o prefixo 0303, que é padrão para empresas de telemarketing. A Anatel também oferece orientações para prevenção contra fraudes em seu site oficial e por meio do aplicativo Anatel Consumidor.

Deixe uma resposta