Funcionários da OpenAI ameaçam deixar empresa após demissão de Sam Altman
Funcionários da OpenAI ameaçam deixar a empresa após demissão de Sam Altman
No último dia 20, vários funcionários da OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, expressaram o desejo de deixar a empresa após a demissão de Sam Altman, cofundador da companhia.
Altman recentemente foi contratado pela Microsoft, e os colaboradores da OpenAI manifestaram interesse em se juntar a ele caso o atual conselho de administração não renuncie. Mais de 500 trabalhadores, dos 770 totais, apoiam a carta que expressa essa intenção, e 90% deles afirmaram ter assinado a petição nas redes sociais.
Altman também comentou sobre o assunto em sua conta no X (antigo Twitter), afirmando que estão mais unidos e comprometidos do que nunca, e que todos trabalharão juntos de uma forma ou de outra.
Possibilidade de centenas de funcionários migrarem para a Microsoft
Caso o conselho de administração não se demita, os funcionários ameaçam migrar para a Microsoft, empresa que contratou Altman logo após sua saída da OpenAI. Os trabalhadores afirmam que a gigante de Redmond garantiu vagas para todos na nova subsidiária, caso decidam fazer a mudança.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou em seu perfil no X que Altman e Greg Brockman, também cofundador da OpenAI, se juntaram à empresa para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Nadella também expressou o desejo de fazer parceria com a OpenAI e Altman, independentemente de onde ele esteja.
Mudanças no alto escalão da OpenAI
Com a saída de Altman, a OpenAI nomeou Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, como o novo chefe da divisão. Apesar dos esforços da Microsoft e de outros investidores para trazer Altman de volta, eles não foram suficientes.
Segundo a mídia estadunidense, Altman foi demitido porque estava subestimando os perigos de sua tecnologia e se afastando dos objetivos da empresa. A decisão do conselho levou a saída de funcionários do alto escalão.
Perspectivas futuras
Com a contratação de Altman pela Microsoft, a revolta dos funcionários e a possível reformulação da OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT deve passar por grandes mudanças em breve. Resta aguardar os próximos passos e ver como essa situação se desenrolará.