Governo anuncia mudanças para renovar a Carteira Nacional de Habilitação(CNH)
Nos últimos anos, ocorreram algumas mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com o objetivo de torná-la mais segura e atualizar sua versão para um padrão internacional. Para entender o que mudou, leia o texto a seguir.
Antes de tudo, é importante salientar que os motoristas não precisam correr para renovar suas carteiras antigas para obter o novo documento. As habilitações tradicionais continuam sendo válidas e só precisam ser substituídas no final do prazo de validade.
As principais mudanças na CNH dizem respeito à sua cor, ao layout das informações e ao prazo de validade para renovação, que varia de acordo com a idade do condutor. Além disso, novas subcategorias também foram incluídas.
Mudanças na CNH
Ao observar a CNH pela primeira vez, o condutor notará uma mudança em sua cor. O modelo anterior possuía predominantemente o verde escuro, agora substituído por um tom de verde mais claro combinado com amarelo, azul e cinza.
Além disso, houve uma alteração no layout em relação à posição da assinatura do condutor, que anteriormente estava localizada na parte inferior do documento e agora se encontra abaixo da foto do motorista. Na parte inferior, também foram acrescentadas algumas subcategorias.
Anteriormente, as categorias de habilitação tradicionais no Brasil eram A, B, C, D e E. Com a adoção do padrão internacional, foram incluídas as subcategorias B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E, que correspondem às categorias existentes no Brasil e em outros países.
No entanto, há também mudanças na CNH que não são perceptíveis pelo condutor, como os recursos adicionais de segurança. O novo documento possui códigos de segurança mais avançados, tintas anti-scanner e que reagem à luz UV.
Prazo de renovação
A principal alteração na CNH para os motoristas é referente aos novos prazos de validade. Agora, o período de validade varia de acordo com a idade do condutor. Somente a validade da permissão de dirigir permanece a mesma, ou seja, 1 ano. Confira abaixo:
- Pessoas até 49 anos: 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: 5 anos;
- Mais de 69 anos: 3 anos.