Governo começa entregar Novo cartão do AUXÍLIO BRASIL
Conforme divulgado, em junho foram emitidos 3,2 milhões de cartões com chip Auxílio Brasil. Mas um total de 6,6 milhões de famílias que aderiram ao esquema desde novembro de 2021 e estão recebendo a Poupança Social Digital devem recebê-lo.
Detalhes do cartão do Auxílio Brasil
Com o novo cartão Auxílio Brasil, os beneficiários poderão utilizar na forma débito e fazer saques. Saque dinheiro na Caixa Econômica Federal ou banco 24 horas.
Municípios sem canais de pagamento da Caixa vão ter preferência aos primeiros beneficiários a receber esses cartões.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o principal objetivo do cartão é modernizar a forma de pagamento dos benefícios, pois os beneficiários podem utilizá-lo para fazer compras por meio de débitos automáticos ou saques.
A pasta destaca ainda que a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro e reduz o risco de clonagem.
Em junho, 18,15 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil, com um investimento total de 7,6 bilhões de reais.
O que é necessário solicitar o cartão?
Não há necessidade de solicitar um novo cartão Auxílio Brasil. Isso será gratuito para aqueles que já aderiram ao programa.
Quem não recebe pode continuar usando o cartão Bolsa Família para sacar benefícios. Os beneficiários do programa com conta poupança social digital e cartão Auxílio Brasil terão acesso a alguns serviços bancários gratuitos, que são:
- dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
- dois saques por mês em bancos 24h;
- três transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
Vale lembrar que nem todos os beneficiários receberão o cartão. Primeiro, o cartão só será emitido para as famílias que recebem benefícios no modelo de poupança social digital e passam a receber benefícios a partir de dezembro de 2021, informou o Ministério da Cidadania.
Cadastro da senha do cartão
O cadastro do PIN(senha) deve ser feito nas agências da Caixa, casas lotéricas e no aplicativo Caixa Tem, acesse a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar PIN do Cartão”. Lembre-se que o cartão contém informações importantes como:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Por fim, os beneficiários podem acompanhar a entrega do cartão Auxílio Brasil ligando para os call centers da Caixa, capitais e regiões metropolitanas pelos telefones 0800 104 0104 ou 4004-0104. O acompanhamento também pode ser feito pessoalmente em uma agência da Caixa.