Governo confirma lista de novos beneficiários para o programa Vale-Gás do Bolsa Família em abril
O Programa Vale-Gás foi confirmado para o mês de abril e novos beneficiários poderão ser incluídos na lista de pagamentos. Isso porque o Governo Federal está realizando uma revisão minuciosa do Cadastro Único (CadÚnico) e os beneficiários que apresentarem irregularidades no banco de dados terão seus cadastros cancelados e poderão perder benefícios sociais como o Vale-Gás.
O subsídio do gás de cozinha atende cerca de 5,95 milhões de famílias, mas não há muita rotatividade ou inclusão devido à falta de recursos financeiros. Portanto, só haverá a entrada de novos beneficiários se houver a saída de beneficiários que já faziam parte do programa, e é exatamente isso que pode ocorrer em abril.
Isso ocorreu porque, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), cerca de 1,5 milhões de beneficiários tiveram seus cadastros no CadÚnico excluídos, perdendo o acesso ao Bolsa Família de março.
Como o Auxílio Brasil é pago a cada dois meses e o próximo repasse só acontecerá em abril, o impacto do cancelamento dos cadastros só será sentido no próximo mês.
É importante destacar que ainda não é possível determinar quantas pessoas foram retiradas e quantas foram incluídas na lista de pagamentos do Vale-Gás, já que o Governo Federal ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Além disso, é preciso lembrar que este será o primeiro repasse após a reformulação de alguns programas sociais pelo governo, o que pode gerar ainda mais incertezas para os beneficiários.
Vou receber o Auxílio Gás em abril?
Existem duas possibilidades: na primeira opção, se o beneficiário recebeu o Auxílio Gás e o Auxílio Brasil em fevereiro e continuou recebendo o Bolsa Família em março, tem grandes chances de continuar recebendo o Auxílio Gás em abril.
Entretanto, se o beneficiário recebeu o Auxílio Gás e o Auxílio Brasil em fevereiro, mas não recebeu o Bolsa Família em março, pode ser que tenha perdido também o Auxílio Gás e não o receba no próximo mês.
O Auxílio Gás é um benefício bimestral, pago apenas em meses pares, destinado a famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, o que equivale a uma renda de R$ 651 por pessoa do núcleo familiar.
Para saber a renda per capita (por pessoa) da família, o beneficiário precisa somar todo o dinheiro recebido e dividir pelo número de indivíduos que moram na mesma casa. Essa renda precisa ser menor ou igual a R$ 651 por mês.
Além disso, outro detalhe importante a ser considerado é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Famílias que possuem segurados que recebem o BPC não precisam se cadastrar no CadÚnico para receber o Auxílio Gás. Nesse caso, basta cumprir com o critério de renda do benefício.
Como faço para receber o Auxílio Gás?
O pagamento do Auxílio Gás é realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e o valor é depositado na conta digital do Caixa Tem.
O calendário de pagamento segue a mesma escala do Bolsa Família, levando em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira abaixo o calendário de pagamento para o mês de abril:
- Beneficiários com NIS de final 1: 14 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 2: 17 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 3: 18 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 4: 19 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 5: 20 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 6: 24 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 7: 25 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 8: 26 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 9: 27 de abril;
- Beneficiários com NIS de final 0: 28 de abril.