×

Governo confirma medida para incluir beneficiários do Bolsa Família no SPC: uma medida necessária ou uma crueldade?

cartão do Bolsa Família

Governo confirma medida para incluir beneficiários do Bolsa Família no SPC: uma medida necessária ou uma crueldade?

Governo confirma medida para incluir beneficiários do Bolsa Família no SPC: uma medida necessária ou uma crueldade? Em 2023, os beneficiários do Bolsa Família que solicitaram o empréstimo do Auxílio Brasil estão enfrentando forte ameaça financeira.

Devido ao pente-fino realizado no programa, diversos cadastros irregulares foram cortados, e muitos deles recorreram ao consignado.

Nesta publicação, informamos sobre a possibilidade de que essas famílias acabem sendo incluídas no SPC.

Com o pente-fino do Bolsa Família, as famílias com cadastros irregulares estão sendo cortadas do programa. Segundo os últimos relatórios do governo, mais de 1 milhão de participantes foram excluídos por erros em suas informações, sendo que 104 mil solicitaram o empréstimo do Auxílio Brasil.

Anteriormente, com essas pessoas ainda recebendo o Bolsa Família, o consignado era descontado diretamente do benefício. No entanto, com a saída dessas famílias, o pagamento deve ser feito por meio de um boleto extra. Isso significa que inúmeros ex-beneficiários podem acabar com o nome sujo.

Empréstimo do Auxílio Brasil pode levar a inadimplência de beneficiários do Bolsa Família

Devido aos cortes no Bolsa Família, os beneficiários correm o risco de não conseguirem pagar as parcelas do empréstimo consignado. Antes, o desconto era realizado diretamente no benefício, mas agora, excluídos do programa, precisam se preocupar em pagar o crédito por conta própria. Os bancos preveem uma inadimplência nesse grupo.

Um estudo aponta que, caso todos os 104 mil beneficiários que solicitaram o consignado e foram excluídos do Bolsa Família deixem de pagar, um total de R$ 200 milhões pode deixar de ser recebido pelas instituições financeiras. Em nota oficial, a Caixa declarou ao Uol:

“As condições para pagamento pactuadas na operação de crédito serão mantidas até a quitação do empréstimo, com a realização do pagamento até a data de vencimento da prestação, conforme previsto em contrato”.

Confira: Bolsa Família bloqueado? Confira as principais razões e aprenda a desbloquear agora mesmo

Mais cortes do Bolsa Família

Segundo relatórios do Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 6 milhões de pessoas ingressaram no programa de transferência de renda durante o período eleitoral, superando em muito o número previsto. O Auxílio Brasil recebeu um número extraordinário de solicitações. O objetivo do presidente Lula é continuar com esses desligamentos até dezembro de 2023, sempre com foco em ´cadastros irregulares`.