Governo pretende lançar um serviço de streaming totalmente gratuito
Segundo fontes da equipe do governo Lula, existe uma proposta de criação de um serviço de streaming gratuito com conteúdo exclusivo sobre arte nacional. Dito isso, a plataforma terá como objetivo promover a cultura e pertencerá à empresa audiovisual brasileira TV Brasil.
Em suma, será um projeto semelhante aos já existentes na Alemanha, com foco em produtos de fabricação brasileira. Confira abaixo como funciona a plataforma.
Streaming estatal para aumentar consumo nacional
Segundo dados da Ancine 2021, a indústria audiovisual brasileira ainda responde por apenas 23% de todas as produções do país. Por isso, criar um serviço de streaming gratuito que inclua filmes, seriados, documentários e minisséries pode ser uma forma de impulsionar o consumo de produções nacionais.
Pelo que se sabe, na prática, funciona assim: As produtoras podem arrecadar dinheiro pelo método Rouanet, e depois que a produção sai do cinema, vai para o catálogo do streaming. No entanto, isso também não impede uma venda para um concorrente, como Prime Video ou Netflix.
Para não criar animosidade com produtoras multinacionais, outra possibilidade é deixar o streaming focar em pequenas produtoras. Dessa forma, abrirá espaço para produções que normalmente não apareceriam em canais maiores ou teriam maior alcance.
Streaming da TV Brasil ainda requer discussão
Mesmo que o governo esteja otimista com a recepção de streaming de conteúdo 100% nacional, o serviço ainda precisa ser refinado. Pelo menos é o que informa o Ministério da Cultura.
A ministra Margareth Menezes ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto, mas aliados informaram que o projeto é viável.
Por fim, ainda não há previsão orçamentária para a proposta, portanto, caso a plataforma seja lançada, não deve ser concluída até 2023.