×

Guia do INSS está em atraso? Veja como proceder

Guia do INSS está em atraso? Veja como proceder

Guia do INSS está em atraso a taxa será de 20% da média de 80% dos últimos prêmios para cada mês de atraso e juros de 0,5%. Além disso, também é necessário o pagamento de multa de 10% do valor do prêmio.

No caso do sistema CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a manutenção das contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é obrigação de todo trabalhador autônomo ou empregador.

O não pagamento pode resultar na cobrança do IRS para a pessoa. Se necessário, essas contribuições garantirão aposentadorias ou benefícios futuros.

Esse pagamento é feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS). É um documento utilizado para arrecadar contribuições para o INSS de pessoas físicas ou jurídicas, utilizado pelo contribuinte.

O documento também é necessário para que o empregado pague contribuições como período de pedido de aposentadoria. Deve estar atualizado. Mas e se o pagamento atrasar? Como continuar?

Quem deve pagar a Guia da Previdência Social?

Responsável pela emissão e pagamento do GPS:

  • Contribuintes individuais (autônomos);
  • Trabalhadores diurnos (empregadas domésticas que trabalham até 2 dias por semana para o mesmo empregador);
  • Facultativos (aqueles que não trabalham, mas querem pagar INSS mesmo assim);
  • Segurados especiais (trabalhadores migrantes da economia familiar ou individual)

Quais são os tipos de contribuintes?

Como você pode ver acima, existem muitos tipos de contribuidores, vamos descobrir isso. Se você é uma trabalhadora doméstica, geralmente pode fazer cálculos em qualquer época do ano, pois esta categoria possui legislação própria.

Por outro lado, se for opcional, você pode usar a Internet para calcular se ainda tem a qualidade de um segurado. Porém, se o prazo de seis meses tiver expirado, você terá que ir a uma agência de previdência social.

Por outro lado, se o valor envolver um período de até 5 exercícios fiscais, o contribuinte pessoa física poderá calcular o GPS vencido pela Internet. Portanto, se o prazo ultrapassar 5 anos, o contribuinte deverá comparecer ao INSS a partir do dia 16 de cada mês.

Como regularizar a GPS em atraso?

Veja as instruções passo a passo para calcular o atraso e faturamento do GPS:

Primeiro, você precisa acessar o Access SAL. Este é o sistema de penhora legal.

Depois de visitar o site, você notará que existem 3 módulos disponíveis, e verificará qual deles é adequado para você.

São contribuintes filiados antes de 29/11/1999, contribuintes filiados após 29/11/1999, empresas e congêneres e instituições públicas.

Em seguida, deve-se inserir a solicitação referente à sua categoria (autônomo, pessoa física, nacional, opcional, segurado especial, empresa ou instituição pública) e número do NIT, PIS, PASEP, CNPJ ou CEI de acordo com os dados da sua categoria.

A próxima etapa é inserir o código de verificação para provar que não é um robô e clicar em Confirmar.

Será aberta uma nova tela na qual você deverá confirmar outros dados, como início e término da competência, turma, vencimento base.

Em seguida, selecione o GPS desejado e selecione as habilidades desejadas.

Por fim, clique em “Gerar GPS” para gerar um tíquete. Tudo o que você precisa fazer é pagar uma taxa de atraso pelo GPS.

O pagamento será de 20% da média de 80% do pagamento final de cada mês diferido e 0,5% de juros. Além disso, uma multa de 10% da contribuição de capital deve ser paga.