Importante aviso para beneficiários do BPC e Bolsa Família no Brasil
O governo federal é responsável por repassar tanto o Bolsa Família quanto o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Embora ambos os benefícios sejam destinados à população pobre, existem diferenças entre eles.
Uma das principais diferenças é a renda mínima de cada um, mas poucos conhecem um detalhe importante: os beneficiários do BPC podem receber o Bolsa Família sem que seu benefício seja cancelado.
Isso ocorre porque o BPC não é considerado no cálculo da renda mínima per capita do Bolsa Família, realizado pelo Cadastro Único (CadÚnico). Assim, se a família atender ao requisito mínimo de renda, que é de até R$ 218 por pessoa, ela pode receber o Bolsa Família.
Para receber o BPC, a pessoa deve ter mais de 65 anos e a renda mínima da família deve ser de até R$ 325,50. Além disso, pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade também podem ser beneficiadas pelo BPC.
Como solicitar o BPC?
Para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é necessário estar com o cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Se a pessoa ainda não tiver o cadastro, precisará ir pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde mora e fazer o cadastro ou atualização. Depois disso, poderá acessar o site Meu INSS ou o aplicativo para dar início ao processo de solicitação. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site do INSS usando as informações da conta do Gov.br;
- Caso não tenha uma conta, crie uma;
- Faça o login e clique em “novo pedido”;
- Digite “Benefício de Prestação Continuada”;
- Siga as instruções que aparecerão na tela.
Calendário de pagamentos Bolsa Família de abril
Para este mês, os beneficiários com NIS de final 2 e 6 poderão movimentar o dinheiro do Bolsa Família com antecedência. Isso porque a Caixa Econômica Federal permite que os beneficiários que recebem nos dias de segunda-feira possam movimentar o dinheiro no sábado anterior, via Caixa Tem. Confira abaixo o calendário de pagamentos do Bolsa Família para abril:
- NIS de final 1: 14 de abril;
- NIS de final 2: 17 de abril (pagamento antecipado para o sábado, dia 15);
- NIS de final 3: 18 de abril;
- NIS de final 4: 19 de abril;
- NIS de final 5: 20 de abril;
- NIS de final 6: 24 de abril (pagamento antecipado para o sábado, dia 22);
- NIS de final 7: 25 de abril;
- NIS de final 8: 26 de abril;
- NIS de final 9: 27 de abril;
- NIS de final 0: 28 de abril.