INSS: 13º salário será antecipado em 2023? Confira!

banco que libera empréstimo

Aposentados e pensionistas aguardam novas expectativas para o 13º salário em 2023, porém, expectativas vão depender do novo governo

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) adiantaram o 13º salário nos últimos três anos, por isso algumas dúvidas surgiram sobre os novos adiantamentos a partir deste ano.

Além disso, devido ao pré-pagamento ocorrido, muitos aposentados e pensionistas agora aguardam os novos benefícios de liberação antecipada em 2023, pois os segurados não têm valor extra no final do ano.

Se você é um dos milhares de segurados do INSS que aguardam um possível adiantamento do 13º salário, hoje vamos lançar luz sobre a probabilidade disso acontecer ainda este ano.

 

13º salário será antecipado este ano?

Entrando nesse tema, é preciso lembrar que a antecipação do 13º salário nos últimos anos não foi simplesmente vontade do governo ou algum decreto.

Mas sim, devido às dificuldades financeiras causadas pela pandemia, veio a antecipação do décimo terceiro salário, e desta forma, o ex-presidente Jair Bolsonaro finalmente assinou algumas medidas autorizando o esperado pagamento.

No entanto, afetadas pelo controle da epidemia e pela mudança de governo neste ano, as novas expectativas para o 13º salário em 2023 ainda não foram esclarecidas.

Sem antecipação, quando o 13º será pago em 2023?

Se o governo do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, não adiantar o 13º salário da mesma forma que faz nos últimos três anos, o que vale até então é o que está disposto no Decreto nº 10.410.

A Lei 10.410 pressupõe que o 13º salário deve ser pago de acordo com a tabela salarial da folha de agosto (paga ao segurado em setembro) e da folha de novembro (paga ao segurado em dezembro).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: