×

INSS: Conselho da Previdência diminui limite de juros para empréstimos consignados

INSS aposentadoria

INSS: Conselho da Previdência diminui limite de juros para empréstimos consignados

Em uma medida destinada a aliviar o orçamento dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou a aprovação de novos limites para as taxas de juros dos empréstimos consignados.

Consequentemente, as taxas foram reduzidas de 1,76% para 1,72% ao mês para empréstimos e de 2,61% para 2,55% ao mês para o cartão de crédito associado ao órgão previdenciário. Continue lendo para mais detalhes!

INSS

A redução das taxas de juros dos empréstimos consignados pelo INSS, aprovada pelo Conselho da Previdência

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, comemorou a diminuição das taxas como uma importante conquista para os aposentados e pensionistas.

Ele destacou que essa redução está em sintonia com a atual conjuntura do país, marcada pela queda dos juros e o aquecimento da economia. Lupi também ressaltou que essa medida contribui para mitigar o endividamento dos segurados.

As novas taxas entrarão em vigor cinco dias úteis após a publicação da resolução do conselho, prevista para esta semana.

No entanto, houve oposição por parte da representação do setor financeiro, que votou contra a redução das taxas de juros nos empréstimos consignados para os beneficiários do INSS.

Discussões futuras sobre as taxas de juros dos empréstimos consignados

Além disso, foi decidido durante a reunião que será realizada uma discussão técnica para elaborar uma metodologia permanente que definirá as futuras alterações nas taxas de juros dos empréstimos consignados. Esta discussão será conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) de consignados.

Dessa forma, as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil estão disponíveis no portal e no aplicativo Meu INSS (Android, iOS).

Isso permite que os segurados verifiquem em qual banco a taxa de juros é mais favorável e optem pela portabilidade do empréstimo, se desejarem.

Para consultar as taxas, basta acessar o serviço “extrato de empréstimos” e selecionar a opção “instituições e taxas”. Esse recurso facilita o processo de tomada de decisão dos segurados ao adquirir um empréstimo.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS