×

Importante: INSS divulga o Calendário de Pagamentos para 2024

INSS

Importante: INSS divulga o Calendário de Pagamentos para 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS anunciou o calendário de pagamentos para 2024, destacando que os primeiros a receber serão os aposentados e pensionistas com repasse de até um salário mínimo.

É relevante ressaltar que o calendário leva em consideração o número final do cartão de benefício, excluindo o último dígito verificador após o traço. Mensalmente, o INSS realiza o pagamento de 39.036.865 benefícios previdenciários, sendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários.

INSS

Calendário de Pagamentos de 2024 do INSS

Importante notar que o calendário de 2024 inclui os pagamentos do INSS referentes a dezembro, efetuados no mês seguinte.

Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os depósitos relativos a dezembro de 2023 serão realizados entre 21 de dezembro e 8 de janeiro.

Já o pagamento de janeiro ocorrerá de 25 de janeiro a 7 de fevereiro, destinado aos segurados do INSS com final de benefício terminado em 0 (zero).

Além disso, os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de janeiro, começando pelos que possuem cartão final 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro.

E quanto ao décimo terceiro?

É válido lembrar que os aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º, porém a data de depósito do próximo ano ainda não foi informada. Em 2023, o INSS antecipou o décimo, realizando os pagamentos entre maio e junho.

Como consultar os valores?

Para quem não possui acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Por outro lado, os segurados que têm acesso à web podem utilizar o site ‘Meu INSS’. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” para acessar detalhes sobre o pagamento do benefício.

Adicionalmente, a consulta pode ser feita pelo aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Assim como no acesso pelo site, é necessário fazer login e senha. Posteriormente, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

Aceleração no Processamento de Benefícios do INSS: Redução do Tempo Médio de Concessão

Quanto ao décimo terceiro:

É importante ressaltar que os aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º, contudo, a data de depósito do próximo ano ainda não foi divulgada.

Em 2023, o INSS antecipou o décimo, resultando em pagamentos realizados entre maio e junho desse ano.

Como consultar os valores?

Para aqueles sem acesso à internet, basta telefonar para a Central 135. Ao ligar, forneça o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes.

Mantenha-se atento, pois o atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Por outro lado, os segurados que possuem acesso à web podem utilizar o site ‘Meu INSS’. Após efetuar o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Adicionalmente, a consulta também pode ser realizada pelo aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Da mesma forma que no acesso pelo site, inicialmente, é necessário efetuar o login e a senha. Posteriormente, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

Acesse: Meu Bolsa Família