×

INSS esclarece dúvidas sobre aposentadoria em casos de hérnia, diabetes e depressão

INSS

INSS esclarece dúvidas sobre aposentadoria em casos de hérnia, diabetes e depressão

INSS esclarece dúvidas sobre aposentadoria em casos de hérnia, diabetes e depressão. Estão sendo compartilhadas nas redes sociais informações sobre a concessão automática de aposentadoria para pessoas que sofrem de certas doenças, como hérnia de disco, diabetes e depressão. Diante disso, o INSS emitiu um esclarecimento sobre essas notícias.

Por isso, é importante conhecer mais detalhes sobre o que está sendo divulgado na Internet e o posicionamento oficial do órgão previdenciário sobre o assunto. Prossiga com a leitura para saber mais!

INSS

É verdade que o INSS oferece aposentadoria automática para quem tem certas doenças?

A informação sugeria que o benefício seria concedido devido a um decreto, supostamente assinado pelo presidente e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em um evento ocorrido em 31 de janeiro de 2024.

Essa notícia se espalhou rapidamente pela Internet através de vídeos e imagens. No entanto, o INSS desmentiu essa informação, como verificado pelo portal UOL Confere.

De acordo com o órgão, não há nenhum decreto que garanta a concessão automática da aposentadoria para portadores dessas doenças.

Conforme esclarecido pelo INSS, o processo é individual e requer uma avaliação pericial que confirme a incapacidade contínua de exercer qualquer atividade laboral.

Além disso, o INSS ressalta que não existe uma lista pré-estabelecida de doenças que garantam o benefício da aposentadoria por invalidez sem a devida avaliação pericial.

Atualização dos Dados do Bolsa Família: Datas Importantes

Previna-se contra a desinformação

O INSS destaca a importância de buscar informações em fontes confiáveis e condena a disseminação de conteúdo não verificado, que pode acarretar consequências adversas para a comunidade.

Portanto, é fundamental verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las com outras pessoas.

O direito à aposentadoria por invalidez é garantido para aqueles que estão genuinamente incapacitados de trabalhar. No entanto, esse direito está sujeito a um processo rigoroso de comprovação e não se baseia apenas na presença de uma doença específica.

Por fim, é importante ressaltar que informações desse tipo prejudicam principalmente aqueles que buscam orientações sobre seus direitos previdenciários.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS