Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
INSS nega mais de 4 milhões de benefícios por ano, Veja a forma correta de solicitar
De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social, o INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) nunca negou a concessão de benefícios previdenciários como tem feito nos últimos anos.

Entre 2012 e 2018, o INSS negava cerca de 3,4 milhões de benefícios por ano e, em 2019, esse número aumentou de 1 milhão para 4,4 milhões por ano.

Com isso, além do alto número de indeferimentos, quando o segurado vai reivindicar os benefícios, muitas vezes demora até três meses para que a resposta seja dada, por isso a resposta é “não” para muitas liberações de benefícios.

Meu benefício foi negado, e agora?

Se você faz parte de uma estatística de benefício negado pelo INSS, o primeiro passo é contestar a decisão e apresentar sua defesa em conformidade.

As solicitações podem ser feitas administrativamente pela plataforma Meu INSS, quando a consulta for negada a concessão do benefício.

Também pode ser ajuizada uma ação judicial reivindicando o direito à concessão de benefícios, embora mais onerosa, essa via muitas vezes é uma das formas mais eficazes de garantir um pedido de liberação.

Vale lembrar que, independentemente da opção escolhida pelo segurado, deve ser recolhida a comprovação documental de que o cidadão tem direito aos benefícios exigidos.

Vou entrar com pedido de benefício, como aumentar as chances de aprovação?

Considerando a enorme dificuldade que os segurados enfrentam para garantir os benefícios da Previdência Social, apontaremos alguns pontos importantes para garantir que você tenha tudo o que precisa para garantir seus benefícios.

A primeira dica, embora óbvia, é que o segurado verifique exatamente todos os requisitos do benefício exigidos pelo INSS e, antes de solicitar o benefício, verifique se ele atende a todos os requisitos estabelecidos.

Outra dica muito importante é que o segurado observe os principais documentos necessários para se preparar para solicitar os benefícios ao INSS.

Além disso, para um segurado que solicitará benefícios por invalidez, como pensão por invalidez, não basta ter os documentos necessários, todos os documentos devem estar 100% atualizados.

Isso porque se o segurado fornecer laudos e outros documentos de meses atrás, o perito ainda poderá comprovar que está analisando a doença atual, e não a doença que estava há meses.

Uma terceira dica muito importante é que o segurado deve observar que seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) está em dia no momento de apresentar seus benefícios pleiteados.

Isso porque os dados do CNIS são extremamente importantes para o INSS conceder ou não benefícios, porém, é comum que o CNIS do segurado esteja desatualizado, falta de contribuições ou horas trabalhadas.

Portanto, mesmo que o segurado tenha todos os documentos em dia e atenda a todos os requisitos, caso o CNIS tenha caducado, pode resultar na negativa dos benefícios previdenciários.