INSS paga nova revisão a segurados em maio, veja quem tem direito
Entre 1º e 7 de maio, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pagará ao segurado a revisão do art. 29, também conhecido como auxílio de busca.
Este será o pagamento do último lote de revisão do auxílio. conforme cronograma de pagamento previsto no contrato firmado entre o INSS e o Ministério Público. 10.941 segurados serão beneficiados com os pagamentos deste ano.
Revisão dos auxílios
Os valores serão pagos porque o INSS cometeu um erro no pagamento da pensão por invalidez em 2002-2009, onde o Instituto não rejeitou os 20% mais baixos de contribuições no cálculo do salário médio dos empregados.
Os pagamentos são, portanto, destinados aos segurados que receberam o benefício por engano em 2012, quando foi firmado o acordo judicial entre o INSS e o Ministério da Administração Pública.
Veja Mais:
- Setor privado seria a solução para as dificuldades das perícias do INSS?
- Veja o valor pago pelo INSS a quem espera atrasados por até seis meses
O erro do INSS resultou na diminuição da renda do segurado. Assim, aqueles que receberam pensão por invalidez e tiveram menos de 144 contribuições INSS após julho de 1994 calculados da seguinte forma:
Todos os salários em reais são corrigidos pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, onde os valores ajustados são somados à média desses valores e utilizados para o pagamento da renda previdenciária).
Onde, de fato, os cálculos devem ser feitos da seguinte forma:
Todos os salários em reais são reajustados pelo INSS, então o INSS fixa a razão mais alta para a mais baixa e rejeita os 20% mais baixos. O salário médio seria então baseado em 80% dos salários mais altos.
Consulta
De acordo com as informações do INSS, o segurado deve verificar se está no lote no final de abril, quando o processo de pagamento for concluído. Em caso de dúvida e verifique se o receberá, utilize os seguintes canais:
- Central Telefônica do INSS 135;
- Pelo site meu.inss.gov.br/;
- Pelo aplicativo Meu INSS disponível para celulares Android e iOS.
No caso da plataforma Meu INSS, a solicitação será feita da seguinte forma:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Preencha o CPF e senha;
- Vá para a barra superior em azul escrito “Do que você precisa”;
- Basta digitar a palavra revisão que aparecerá a opção “Revisão de Benefício – artigo 29”;
- Clique na opção “Consultar Revisão de Benefício Artigo 29”;
- Quem não possui direito a revisão terá a seguinte mensagem exibida “Consulta a Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”;
- Como já mencionado, a consulta estará disponível no final de abril.
Quem vai receber a revisão
Os segurados que tenham recebido por engano os seguintes benefícios têm acesso ao valor da inspeção:
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria por invalidez;
- Pensão por morte.