INSS vai liberar nova atualização do extrato de consignado do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social vai acrescentar uma nova linha no extrato previdenciário que mostrará exatamente quanto os pensionistas e aposentados podem pegar em um empréstimo consignado, além de outras informações como dívidas atuais e descontos.
Com base nas informações fornecidas pelo estudo, o extrato mostrará a fiança que pode ser comprometida com o empréstimo, além de um cartão de benefício adicional de 5%. A novidade deve ser liberada para os segurados em setembro.
Cabe esclarecer que é a partir dessa declaração que os aposentados podem saber quais valores são descontados diretamente pelo INSS como parte do embarque. E no caso de consultar o crédito consignado ativo, quantos contratos existem, quantas parcelas ainda faltam, etc.
Novo limite do empréstimo consignado
Em 3 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma nova lei que aumentou o limite de crédito dedutível dos salários para 45%.
A nova margem do crédito consignado agora funciona da seguinte forma:
- 35% do benefício pode ser utilizado para empréstimos e financiamentos;
- 5% do benefício pode ser utilizado para gastos com cartão de crédito consignado;
- 5% do benefício pode ser utilizado com despesas e saques com o cartão consignado de benefício.
Com o aumento da margem do empréstimo salarial, a taxa de juros do cartão de crédito permaneceu inalterada, segundo o INSS, com limite de 3,06% ao mês.
Consulta do extrato do INSS
Os extratos são disponibilizadas por meio da plataforma Meu INSS, que é disponibilizada pelo site ou aplicativo para celular.
No entanto, a plataforma atual detalha apenas um depósito máximo de 40% e nenhum novo cartão de folha de pagamento.
Veja como realizar a consulta do extrato consignado do INSS: