Juros do crédito consignado é reajustado pelo INSS – Veja como ficou
O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) atualizou as taxas de juros dos empréstimos com franquia para aposentados e pensionistas. Junto com a variação, o crédito pessoal passou de 1,80% para 2,14% e o cartão de crédito de 2,70% para 3,06%.
O Conselho Nacional de Seguridade Social (CNPS) aprovou nesta segunda-feira (6), por unanimidade, o aumento dos juros para os consignados.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, isso se deve ao aumento das taxas de juros, da taxa Selic e da inflação, fazendo com que esses valores fossem revisados.
Quem requerer o crédito de abatimento de salário pode descontar diretamente o parcelamento do valor do benefício dos aposentados ou pensionistas do INSS.
O valor do desconto vai depender de quanto crédito o beneficiário deseja obter e da mensalidade que recebe. Porque o valor não pode afetar a renda do segurado.
A decisão do CNPS entrará em vigor imediatamente após a publicação, e a Dataprev ajustará o sistema para adotar o novo valor.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apóia a elevação das taxas de juros, o que, segundo a agência, permitirá que os bancos continuem oferecendo linhas de crédito aos segurados do INSS.
A federação afirmou que o principal custo do negócio de empréstimos salariais é o capital. A agência também entende que os métodos de empréstimo são importantes na vida dos segurados porque são mais baratos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que mesmo que o índice salarial seja reajustado, ainda será o menor nível do país desde 2015.
Veja como você pode consultar o extrato de empréstimo do INSS?
Para que você tenha acesso aos extratos dos empréstimos relacionados aos seus benefícios, é necessário consultar o aplicativo ou site Meu INSS.
Acesse o Meu INSS usando o login;
depois clique na opção “Extrato de empréstimo”;
No caso de receber mais de um benefício previdenciário, é necessário consultar um de cada vez;
deverá verificar as informações do benefício e a margem consignável na tela;
É possível imprimir o comprovante, basta clicar em “Baixar PDF”.
O desconto do empréstimo só pode ser deduzido diretamente do salário se o segurado permitir.
Qualquer pessoa que tenha sofrido assédio financeiro ou abuso pode solicitar o reembolso do valor do desconto.