Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Lista divulgada de beneficiários do Bolsa Família que receberão retroativo

Os pagamentos referentes a abril do novo Programa Bolsa Família começarão nesta sexta-feira, dia 14. Contudo, nem todos aqueles que receberam o benefício do programa de transferência de renda no mês passado o receberão neste mês.

Isso porque o Ministério da Cidadania, que é o responsável pelos programas sociais do governo federal, bloqueou os pagamentos de milhares de famílias em abril.

Os afetados pelos bloqueios foram principalmente os grupos familiares unipessoais, que são aqueles com apenas um integrante que declarou que mora sozinho.

O bloqueio ocorreu porque o governo suspeita que muitos deste grupo moram em uma residência com outras pessoas e alegaram falsamente que moram sozinhos para garantir o recebimento do benefício, o que é considerado fraude.

Esses beneficiários receberam uma mensagem do governo pelo aplicativo Bolsa Família, informando que têm entre os dias 14 de abril e 16 de junho para regularizar a sua situação.

Para isso, será necessário se dirigir até a prefeitura da cidade ou ao Centro de Referência da Assistência Social, conhecido como CRAS, para atualizar o cadastro. Mas atenção, é preciso paciência e é necessário levar os seguintes documentos:

  • Documentos de identificação de todas as pessoas que moram na mesma casa, independentemente de parentesco, pois o governo considera do mesmo grupo familiar todos que moram na mesma residência;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda atualizados de todos os integrantes do grupo familiar;
  • Caderneta de vacinação e atestado de frequência escolar de todos os menores de idade do grupo familiar (não é obrigatório, mas ajuda no esclarecimento de informações).

De acordo com o governo federal, aqueles que provarem na atualização cadastral que de fato moram sozinhos receberão de volta os valores que foram bloqueados, ou seja, os retroativos. Portanto, é muito vantajoso para os beneficiários do novo Bolsa Família atualizar o cadastro. Além disso, após o prazo, o benefício pode ser cancelado de forma definitiva, caso a atualização não seja feita.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Programa Bolsa Família receberão o pagamento deste mês a partir do dia 14 de abril, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário, juntamente com os pagamentos do novo Auxílio Gás. Confira abaixo o calendário completo para ambos os programas:

  • NIS com final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
  • NIS com final 2 – depósito na conta em 17 de abril (poderá sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
  • NIS com final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
  • NIS com final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
  • NIS com final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
  • NIS com final 6 – depósito na conta em 24 de abril (poderá sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
  • NIS com final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
  • NIS com final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
  • NIS com final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
  • NIS com final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

Valores do Bolsa Família de abril

No mês de abril, todos os beneficiários do novo Programa Bolsa Família receberão um valor mínimo obrigatório de R$ 600, independentemente das características do grupo familiar. Além disso, será pago um adicional de R$ 150 para cada criança com até seis anos de idade, por meio do novo Benefício Primeira Infância.

É importante lembrar que haverá o desconto da parcela deste mês do empréstimo consignado do antigo Programa Auxílio Brasil, porém apenas para aqueles que contrataram esse tipo de empréstimo.

Quanto aos meios de pagamento, tanto do Programa Bolsa Família quanto do Auxílio Gás, eles permanecem os mesmos, principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem.

No entanto, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo, será possível receber por outros meios, utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, inclusive os antigos, desde que ainda estejam em condições de uso.