Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Não encontrei Dinheiro esquecido – terei chance depois?

Estamos terminando uma semana desde o início da consulta do dinheiro esquecido. Atualmente, esse processo é liderado pelo Banco Central (BC).

Segundo informações oficiais, pessoas de diferentes regiões fizeram mais de 100 milhões de visitas. É o que dizem os números oficiais da própria instituição financeira.

Mas segundo BC, a verdade é que a grande maioria das pessoas não encontrou nada nessa consulta. Segundo informações oficiais, esses números mudam todos os dias, mas, em geral, sabe-se que cerca de 80% dos cidadãos estão procurando o dinheiro e não o encontraram.

ConfiraBanco Central diz valor médio a ser liberado por CPF

Para essas pessoas, a dica é não jogar a toalha ainda, segundo o próprio BC, esse processo de consulta é apenas o primeiro.

É como se fosse algum tipo de lote inicial de pagamento. Por isso, eles já anunciaram que em breve farão uma segunda peneira com novas capacidades de análise. E isso significa que você terá mais uma chance.

Ainda de acordo com o Banco Central (BC), a segunda rodada de consultas acontecerá em maio.

Ainda não há uma data exata, mas o mês já está garantido, o sistema será o mesmo. Pelo menos isso se sabe até agora.

O Banco Central informa que nesta fase serão lançadas consultas para vários milhões de pessoas.

A questão é que eles podem conseguir mais alguns milhões de reais. Eles planejam liberar outra parte do valor em maio. No total, eles falam sobre a liberação de mais de 8 bilhões de reais em dinheiro esquecido.

Não dá para sacar agora

Observe que o processo de retirada ainda não começou. Portanto, se você está em um grupo de pessoas que acabou de encontrar um valor, saiba que não pode sacar esse valor agora. Você tem que esperar até a hora de sacar o valor.

Segundo o Banco Central (BC), há um calendário oficial que já divulgado para isso. A questão é que as transferências devem sempre ser feitas tendo em conta o ano de nascimento do cidadão que apresentou o pedido de pagamento.

Vale lembrar que tais solicitações não são feitas apenas por pessoas físicas. De acordo com informações oficiais, pessoas jurídicas também podem participar do processo. Para isso, basta digitar CNPJ em vez de CPF

Fraudes com o dinheiro

Segundo informações da Polícia Federal (PF), há pessoas que usam esse momento para desferir golpes nas pessoas. Portanto, é importante ter cuidado para evitar ao máximo se tornar a próxima vítima.

Segundo a PF, os golpistas estão espalhando informações falsas de que as pessoas podem até antecipar a retirada do dinheiro e para isso estão pedindo aos cidadãos que enviem um pix para uma conta específica.

Segundo o próprio BC, isso não existe, e o cidadão deve ficar atento aos detalhes e entender que o pagamento do dinheiro ocorrerá mesmo o calendário. Isso vale tanto para quem pode consultar agora quanto para os usuários que poderão consultar em maio.