Noticia boa – Segurados do INSS vão poder receber valores esquecidos em contas – Entenda
O Sistema de Valores a Receber está de volta , Renovado e atualizado! Segundo o banco central, a MP 946/2020 liberou cerca de 22 bilhões de reais em recursos de retidos.
Como resultado, 12 milhões de usuários usarão o sistema. Os saques são válidos até 1º de junho de 2025, mas você pode fazer sua pesquisa para ver se pode receber algo pelo aplicativo do FGTS.
Então esse projeto também está associado ao PIS/Pasep! Portanto, o PIS refere-se às cotas vinculadas aos aposentados que trabalham em empresas privadas, enquanto o PIS refere-se aos que trabalham em empresas públicas.
Quem poderá sacar o PIS/Pasep
A arrecadação do PIS/Pasep será destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalho. Dessa forma, ajuda a custear o programa de seguro-desemprego para trabalhadores brasileiros desde 1988.
Portanto, aposentados que trabalharam até 1988 e não receberam esse benefício podem tentar recuperar o dinheiro na conta.
Tenha isso em mente se você contribuiu apenas para esta instituição. Porém, esses valores só estão disponíveis em alguns casos, confira quem pode receber:
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 60 anos;
- Neoplasia maligna;
- SIDA/AIDS;
- Entre outros conforme a Lei de n.º 13.932 de 2019.
Sistema Valores a Receber (SVR)
O SVR é regulamentado pela Resolução BCB nº 98, de 1º de junho de 2021. No entanto, as consultas não podem ser feitas no site principal do banco central, pois o site não pode permitir um grande número de consultas ao mesmo tempo. Portanto, a consulta só poderá ser feita no site valorareceber.bcb.gov.br.
Portanto, para acessar o Sistema de Valor a Receber (SVR) e acessar os valores disponíveis, você precisará de Prata ou Ouro no nível de conta gov.br.
Por isso, a nova versão do sistema proporcionará aos cidadãos consultas gratuitas e de alta qualidade, buscando oferecer serviços ainda melhores do que a primeira consulta!
Assim, liberamos R$ 3,3 bilhões na primeira etapa de consulta para mais de 27,3 milhões de pessoas. Aqui estão as melhorias planejadas para o sistema:
- Recursos não recolhidos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
- Recursos não recolhidos do FGCoop (Fundo Garantidor de Crédito do Cooperativismo de Crédito)
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível
- Entidades em liquidação extrajudicial