×

Novo RG Único será obrigatório?

Novo RG Único

Novo RG Único será obrigatório?

O governo federal aprovou medidas para a introdução de uma nova carteira de identidade ou RG Único em todo o país. O objetivo é unificar as informações pessoais dos cidadãos em um só documento. Com essa notícia, muitos se perguntaram se a atualização era obrigatória.

Novo RG Único

Atualmente, cada unidade federativa emite seus próprios números de identificação e, se necessário para emissão em outro país, o cidadão recebe outro número de registro.

Prática que deixará de se aplicar ao RG Único, cuja numeração será exclusiva e incluirá apenas o número do CPF.

Outra novidade é a disponibilização de uma versão física e virtual do documento, que pode ser conferida com um código QR mesmo quando o cidadão não estiver conectado à internet.

Informações que virão na nova documentação

Aqui está uma lista dos dados que serão coletados na nova documentação:

  • Número de identificação do cidadão;
  • Nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento da pessoa;
  • Identificação do órgão expedidor do documento;
  • Assinatura e impressão digital do polegar direito;
  • Novos elementos para a verificação da autenticidade;
  • Informações sobre o grupo sanguíneo e fator RH, além da autorização para doação de órgãos em caso de morte;
  • Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, conforme o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).

Além disso, vale destacar que o novo RG terá um padrão internacional, o que permitirá sua utilização fora do Brasil. A realidade é que será emitido um código MRZ, o mesmo que o código do passaporte.

O novo RG será obrigatório?

Isso vai depender de vários fatores. Na verdade, o novo RG será a única identidade brasileira. No entanto, quem optar por continuar com o modelo atual, o bacalhau azul, não terá problema (por enquanto).

Isso ocorre porque continuará sendo eficaz por até 10 anos para aqueles com menos de 60 anos. Os maiores de idade poderão usar a versão mais antiga indefinidamente.

Quando o novo RG entrará em vigor e passará a ser exigido?

Pelas regras oficiais estabelecidas pelo governo, as agências emissoras serão obrigadas a adotar os padrões da nova carteira de identidade a partir de 6 de março de 2023. Um ano após a assinatura do decreto federal.

Os passos exatos para solicitar um novo RG ainda não foram determinados, mas sabe-se que o documento ficará com órgãos estaduais como as Secretarias de Segurança Pública.

CONTINUE LENDO ->