Novos Beneficiários do Bolsa Família: Como saber se Fui Aceito?
Novos Beneficiários do Bolsa Família: Como saber se Fui Aceito? Após se inscrever no Cadastro Único, que é responsável por reunir várias informações de pessoas de baixa renda, será possível conseguir alguns benefícios, como o Bolsa Família. Contudo, não são todas as pessoas cadastradas que serão incluídas no programa social.
Quando há o acréscimo de novos beneficiários no Bolsa Família, a Caixa Econômica envia uma carta no endereço informado durante o Cadastro Único, para que a família saiba que foi aceita. Além disso, também é possível realizar a consulta através do aplicativo Bolsa Família.
O programa social repassa, a cada mês, uma nova parcela. Além de sacar o benefício, as famílias também podem movimentar as quantias através do aplicativo Caixa Tem.
Por ele é possível acessar os valores depositados na Conta Poupança Social Digital, podendo fazer transferências, pagar contas, fazer PIX, tudo de forma simples pelo aplicativo.
O depósito do Bolsa Família é feito todos os meses, segundo a data estabelecida pelo calendário de pagamento do programa.
Normalmente, os repasses são feitos nos últimos 10 dias úteis do mês, considerando o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.
Como se inscrever no Bolsa Família
A inscrição para participar do Bolsa Família pode ser realizada pelo responsável familiar em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo.
Através do cadastramento, a família de baixa renda pode acessar vários programas sociais do governo, além do Bolsa Família.
É importante observar os critérios de cada um para conferir se tem direito a participar. Veja abaixo alguns dos principais benefícios liberados pelo Cadastro Único:
Confira se o pagamento do INSS de hoje (22) já está disponível em sua conta
Principais benefícios do Cadastro Único
- Minha Casa, Minha Vida;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Isenção da taxa de inscrição do Enem;
- BPC – Benefício de Prestação Continuada;
- Auxílio Gás;
- Bolsa Família;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programas Cisternas;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Telefone Popular;
- Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem.
Esses são apenas alguns dos benefícios disponíveis para as famílias inscritas no Cadastro Único. Cada programa possui seus próprios critérios e requisitos, por isso é importante verificar as informações específicas de cada um.
Ao se inscrever no Bolsa Família, é possível ter acesso a uma série de benefícios que podem auxiliar no sustento da família e na melhoria da qualidade de vida. É importante estar atento aos prazos e requisitos para garantir o recebimento dos benefícios.