Nunca faça isso se tiver seu Auxílio doença indeferido
O Auxílio Doença, hoje conhecido como benefício por incapacidade temporária, é devido ao segurado do INSS ficar impossibilitado de trabalhar ou realizar suas atividades diárias por mais de 15 dias.
No entanto, diariamente muitos contribuintes recebem a desagradável notícia do indeferimento do Auxílio-Doença, caso em que é importante saber o que fazer para não errar e não atrasar ainda mais a concessão do benefício.
Motivos para ter o Auxílio doença negado
Existem situações que podem levar à indeferi o auxilio:
- Documentos incompletos ou rasurados;
- Não completou a carência mínima ou perdeu a qualidade de segurado;
- Faltam laudos, exames e atestado para provar a incapacidade;
- Não foi identificada uma incapacidade total para o trabalho
Como saber se meu auxílio doença foi indeferido?
Para saber como está o andamento do seu auxílio-doença, basta consultar os resultados fornecidos pelo segurado após a pericia médica.
A consulta pode ser feita pelo:
- telefone 135;
- internet;
- carta pelos correios.
Consultar o resultado da perícia no sistema Meu INSS:
- Primeiro, acesse o portal MEU INSS;
- Clique em ENTRAR;
- Digite o seu CPF > clique em PRÓXIMA > digite a senha cadastrada no portal gov.br (conforme link no tópico anterior) > depois, clique em ENTRAR; Pronto, você já está no portal Meu INSS.
- Clique em Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Agora, vai aparecer a informação de Resultado de benefício por incapacidade: Nessa tela, terá o número do benefício, a categoria do auxílio e a situação em que está: em andamento ou o resultado.
- Clique no número do benefício > na próxima tela, o sistema vai baixar o resultado de forma automática, é um documento em pdf que, em geral, tem o seguinte nome: resultado-de-pericia.pdf
Se aparecer a informação de Indeferimento do Pedido, realmente o auxílio-doença foi negado pelo INSS.
Erros cometidos ao ter o auxilio doença indeferido
1- Não entrar com recurso administrativo no INSS
O recurso administrativo deve ser interposto em até 30 dias da recusa da agência por meio do MEU INSS, e ultrapassar esse prazo ou não apresentar o recurso é um erro grave do segurado.
Após a interposição do recurso, o Instituto deverá reexaminar o pedido de indeferimento do benefício. Mas, para isso, o segurado deve informar claramente quais são as imprecisões do processo.
Veja Mais:
Caso perca o prazo, só poderá reavaliar junto ao INSS após apresentar novo pedido de auxílio-doença.
2- Trabalhar enquanto aguarda a decisão
A principal condição para o recebimento do auxílio-doença é a comprovação da incapacidade para o trabalho por doença ou acidente.
Em outras palavras, você não tem permissão para trabalhar enquanto aguarda uma resposta e enquanto recebe benefícios.
Se você continuar trabalhando até obter uma resposta final, ou até mesmo ter seu auxílio-doença aprovado, poderá ter ainda mais dificuldade em obter seu benefício.