Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Passo a passo para sacar dinheiro esquecido nos bancos

O banco central divulgou nesta quarta-feira (2) um guia passo a passo para pessoas físicas e jurídicas sacarem dinheiro esquecido em bancos e instituições a a parti do dia 7.

As retiradas ocorrerão conforme planejado em etapas da seguinte forma:

  • De 07 a 11 de março: nascidos antes de 1968 ou empresas fundadas antes deste período;
  • De 14 a 18 de março: pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período;
  • De 21 a 25 de março: pessoas nascidas a partir de 1984 ou empresa fundadas a partir deste ano.

Como sacar dinheiro esquecido nos bancos

Confira as seguintes instruções passo a passo para retirar fundos esquecidos de uma instituição financeira:

1 Acesse valorareceber.bcb.gov.br na data e período de carência comunicados na primeira consulta. Aqueles que esqueceram as datas podem repetir o processo sem esperar pelo dia 7 de março.

2 Faça login na sua conta Gov.br (nível prata ou ouro). Caso o cidadão ainda não possua conta nesse nível, ele deve se cadastrar imediatamente ou aumentar o nível de segurança (para contas do tipo marrom) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC orienta o correntista a não abrir conta e revisar seu nível na data do planejamento do resgate.

3 Leia e aceite o aviso.

4 Verifique o valor devido, a instituição a restituir e a origem (tipo) do sinistro. O sistema pode fornecer informações adicionais, se aplicável. A primeira etapa do inquérito apenas informou a existência de recebíveis, sem dar detalhes.

5 Clique na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: a devolução por Pix não é oferecida pelas instituições bancarias,o usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Na interface de informações de recebíveis, o cidadão precisa clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento da instituição.

Banco Central diz valor médio a ser liberado por CPF – Confira

Após solicitação de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para efetuar a transferência. Espere pagamentos mais rápidos via Pix.

Na primeira fase, serão liberados os 3,9 bilhões de reais esquecidos pelas instituições financeiras. Uma nova rodada de negociações acontecerá em maio, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Dinheiro esquecido nos bancos

Cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas se beneficiaram do sistema de consulta para troca de dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas e 253 mil empresas descobriram que tinham recebíveis.

Para saldos residuais com instituições financeiras, o próprio site anunciará a data e horário de retorno para agendar seu pagamento. Esta etapa exigirá uma conta de nível prata ou ouro do Portal Gov.br.

Vale lembrar que os cidadãos podem ter outras fontes de financiamento esquecidas, como cotas de financiamento público, revisões de benefícios previdenciários, restituições do imposto de renda ou até mesmo pequenos ganhos em loterias.

Deixe uma resposta