×

Promessas tecnológicas para 2024

Promessas tecnológicas para 2024

Promessas tecnológicas para 2024

tecnologia

As promessas tecnológicas para o ano de 2024

No universo da tecnologia, o ano de 2023 muito provavelmente será lembrado como o período em que a Inteligência Artificial (IA) generativa ganhou os holofotes ao redor do mundo. A ferramenta capaz de gerar textos e imagens em resposta a solicitações tornou-se extremamente popular, com milhares de usuários em todo o planeta.

De códigos de computador, a obras de arte e ensaios, as IAs generativas podem criar rapidamente uma grande variedade de conteúdos que, apesar de não serem perfeitos, viraram uma ferramenta crucial em alguns setores e profissões. Tendo um enorme apoio da Microsoft, o ChatGPT abriu caminho com seu lançamento no final de 2022, com diversos concorrentes surgindo ao longo do tempo.

Inclusive, a criadora do ChatGPT, a OpenAI, disse que já tem planos para a ferramenta em 2024. A companhia norte-americana prometeu uma versão ainda mais poderosa de seu software. “O que lançamos hoje vai parecer antiquado em relação ao que estamos ocupado criando para vocês agora”, disse Sam Altman, CEO da OpenAI, em conferência para desenvolvedores.

Carros 100% elétricos

No primeiro trimestre de 2024, o milionésimo carro totalmente elétrico irá circular nas ruas do Reino Unido, como informado pela Schmidt Automotive Research. Com isso, os ingleses se tornarão o segundo marcado, atrás somente da Alemanha, a atingir esse feito.

Entretanto, Matthias Schmidt, analista do mercado automotivo, prevê um ano de estagnação no que diz respeito às vendas de veículos elétricos em toda a Europa em 2024. Nos mercados tradicionalmente fortes como a Alemanha e a Noruega, ele não vê um grande crescimento. Porém, no Reino Unido, espera-se que pouco mais de um quinto dos veículos vendidos sejam elétricos. O objetivo é atingir a meta de 80% até 2030.

Robôs humanóides

Os robôs humanóides podem começar a ser bem mais úteis em 2024. Na Tesla, empresa chefiada pelo bilionário Elon Musk, os engenheiros estão desenvolvendo o Optimus, um robô humanoide que promete realizar trabalhos básicos de fábrica.

No vídeo revelado em novembro de 2023, foi possível observar a última versão do Optimus, sendo mais leve que o modelo anterior, com mãos novas e movidas por motores diferentes. Inclusive, em julho do mesmo ano, Musk afirmou que os robôs poderão trabalhar em fábricas da Tesla a partir de 2024.

“Sobre quando será capaz de fazer algumas coisas úteis, primeiro tentaremos isso em nossas próprias fábricas – provando sua utilidade. Acho que seremos capazes de fazer algo útil em nossas fábricas em algum momento do próximo ano. Estou bastante confiante nisso”, declarou o magnata sul-africano.

Deixe uma resposta