×

Atenção! Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas deste Municipio Inicia em Janeiro: Não Deixe de Cumprir!

Prova de Vida Prova de Vida Online

Atenção! Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas deste Municipio Inicia em Janeiro: Não Deixe de Cumprir!

Atenção! Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas deste Municipio Inicia em Janeiro: Não Deixe de Cumprir!.

Recentemente, o Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio) anunciou novas diretrizes para o Recadastramento Anual Obrigatório (Prova de Vida).

Atenção! Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas deste Municipio Inicia em Janeiro: Não Deixe de Cumprir!

Prova de Vida

O ano de 2024 traz consigo alterações significativas para os servidores inativos da Prefeitura do Rio de Janeiro e pensionistas do Fundo Especial de Previdência (Funprevi).

Portanto, é crucial estar ciente dessas mudanças para evitar contratempos e garantir o recebimento dos benefícios previdenciários. Uma das principais novidades é a introdução da opção entre o recadastramento online e presencial.

A opção de prova de vida online ou presencial visa facilitar o processo, especialmente para aqueles com dificuldades de locomoção ou que residem fora do país.

No entanto, é importante observar que a opção presencial será realizada exclusivamente no Banco Santander.

Uma mudança significativa no recadastramento é a unificação da convocação pelo mês de aniversário do beneficiário, substituindo o sistema anterior baseado no final da matrícula.

Além disso, as pensionistas classificadas como filhas solteiras agora devem comparecer ao Previ-Rio no mês de aniversário para assinar uma declaração de estado civil e apresentar a certidão de nascimento atualizada.

Outra atualização relevante envolve o sistema de verificação de documentos para a prova de vida digital, que se tornou mais robusto.

Descubra as Possíveis Mudanças no Valor do Bolsa Família em 2024: Será Reduzido? Confira Aqui os Detalhes!

Para realizar a prova de vida digital, é necessário possuir uma conta no aplicativo gov.br do Governo Federal (disponível para Android e iOS) e ter carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE.

A foto usada para o reconhecimento facial é validada nas bases de dados do Senatran e da Justiça Eleitoral.

Quanto ao recadastramento presencial, é preciso apresentar um documento de identidade válido em todo o território nacional e o CPF em uma agência do Banco Santander.

Por fim, é fundamental destacar que a não realização do recadastramento, seja online ou presencial, resultará na suspensão temporária do pagamento.

Acesse: Meu Bolsa Família