Quais são as vantagens do empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Confira
Os contratos de empréstimo salarial para beneficiários do Programa Auxílio Brasil serão lançados em setembro, e a principal vantagem dessa modalidade de empréstimo é a baixa taxa de juros.
Com o empréstimo consignado, os beneficiários do plano poderão solicitar um empréstimo de um banco ou financeira e autorizar um desconto mensal para as parcelas pagas diretamente sobre os benefícios, ou seja, o governo deduzirá o valor das parcelas de R$ 400 (cada valor médio do benefício do beneficiário recebido por mês).
O fato desse desconto ser feito antes que o beneficiário o receba torna o crédito consignado um dos tipos de empréstimo mais baratos do mercado, pois a taxa de juros é definida com base no risco que o banco assume, neste caso o pagamento é realmente garantido, reduzindo risco e, portanto, menor interesse.
Ainda assim, as famílias do Auxílio Brasil que desejam solicitar um empréstimo consignado devem pesquisar bastante antes de fechar o negócio, pois muitas financeiras já estão realizando simulações de pré-cadastro com juros de até três vezes os juros normalmente cobrados dessa forma.
Consignado do Auxílio Brasil
O empréstimo salarial Auxílio Brasil ainda não pode ser contratado por falta de regulamentação, aqui está um conjunto de regras que devem definir limites como as taxas e juros que podem ser cobrados, para evitar abusos e manter as taxas no padrão cobrado pelo mercado, veja qual é a média:
- Juros médios do consignado para funcionário público: 1,66% ao mês;
- Juros médios do consignado para aposentado e pensionista do INSS: 1,96% ao mês;
- Juros médios do consignado para trabalhador do setor privado: 2,47% ao mês;
- Juros cobrados em simulações para beneficiários do Auxílio Brasil: de 3,29% ao mês a 5,85% ao mês.
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse que a regulamentação deve ficar pronta até a primeira semana de setembro, abrindo caminho para a liberação dos contratos nesse mesmo mês, sem citar as 17 agências já existentes, apesar da maioria das grandes do país. não oferece empréstimos salariais, mas a empresa foi aprovada para fazer empréstimos aos beneficiários do Auxílio Brasil.