×

Quando é vantajoso usar cartão de crédito ou débito?

cartão de crédito ou débito

Quando é vantajoso usar cartão de crédito ou débito?

Pagar com cartão de crédito ou débito? Essa pode ser uma dúvida recorrente de consumidores que não entendem os prós e contras de cada forma de pagamento. Saber quando usar os dois é uma forma de ter mais controle sobre sua vida financeira.

Cartão de crédito pode ser uma boa opção se você precisa financiar compras a longo prazo ou deseja aproveitar os benefícios e recompensas oferecidos pelas instituições financeiras.

Porém, é importante pagar a fatura integral e no prazo estabelecido, pois caso contrário pode haver cobranças de juros e taxas.

Com o cartão de crédito, você pode gastar dinheiro que ainda não tem. Este tipo de cartão funciona como um empréstimo de curto prazo, permitindo que você adquira bens ou serviços sem ter que pagar imediatamente. No final do mês, você deverá pagar a instituição financeira por esses gastos.

O débito é o dinheiro em sua conta corrente. Obviamente, isso significa que você só pode usar seu cartão de débito quando tiver fundos disponíveis, pois o valor foi sacado naquele momento. Mas, no final das contas, quando você deve usar crédito e débito?

Crédito ou débito, quando usar cada um?

Quando usar cada método de pagamento depende de vários fatores. Não existe uma fórmula mágica, e algumas pessoas optam por focar seus gastos em um ou em outro, dependendo da sua estratégia de organização financeira.

No entanto, existem algumas sugestões que podem facilitar a vida dos consumidores. Os cartões de crédito são melhores para compras mais caras e podem ser parcelados. Compras mais comuns, como mantimentos, podem ser mais adequadas para o modelo de cartão de débito.

Claro, todos precisam considerar suas próprias circunstâncias. Se você busca um limite de crédito maior ou participa de um programa de pontos, é aconselhável usar mais o cartão de crédito, o que aumenta suas chances de sucesso em ambos os casos.

Cuidados necessários

Tanto os cartões de débito quanto os de crédito exigem cautela do consumidor. Comprar ou gastar mais do que o valor na conta sem linha de crédito coloca a pessoa em uma situação complicada e pode colocá-la no cheque especial.

Por fim, algo que quem busca uma vida financeira mais responsável deve sempre levar em consideração é o cuidado para não pagar mais do que pode.

Em geral, é importante avaliar suas necessidades e hábitos financeiros antes de escolher o tipo de cartão de pagamento.