Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Recadastramento do Auxílio Brasil gera filas enormes em cidades de todo Brasil

Famílias buscam no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) informações de rematrícula para garantir o recebimento dos benefícios do programa Auxílio Brasil, que tem causado diversas filas nas cidades do país.

Um exemplo é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado na Travessa do Timbó, no bairro Pedrella, em Belém, na Pensilvânia, onde havia longas filas na manhã desta terça-feira (16), segundo reportagem publicada no site O Liberal.

De acordo com a reportagem, a maioria dos que estão na fila pretende renovar seus cadastros para receber o benefício Auxílio Brasil, que foi recentemente elevado de 400 reais para 600 reais por cinco meses de agosto a dezembro, com taxa menor para janeiro .

Segundo a Federação Nacional dos Municípios (CNM), 1,8 milhão de famílias aguardavam o recebimento do benefício do Auxílio Brasil em maio, pouco mais do que as 765 mil famílias anunciadas pelo Ministério da Cidadania.

auxílio brasil

Filas para recadastramento do Auxílio Brasil

A assistente de cozinha Regina da Silva Gomes está fazendo uma segunda tentativa de se inscrever, pois chegou às 7h30 e foi informada de que não havia mais códigos disponíveis, o que a fez acordar às 4h. 5 da manhã, e a senha 93 foi recebida de qualquer maneira.

“Esse tipo de ajuda me ajuda muito. Eu não tenho um emprego fixo, então é muito importante para mim e meus filhos. Espero que alguém veja às 13h antes da minha consulta, mas tem muita gente lá” , Regina lamenta a reportagem.

Devido ao novo valor pago pelo Auxílio Brasil e aos altos preços causados ​​pela inflação, muitas famílias que estão com dificuldades para pagar suas contas mensais ou até mesmo alimentação básica estão começando a se cadastrar no CadÚnico para buscar benefícios.

Ministério diz que zerou a fila

O Ministério da Cidadania disse que a fila de espera para o programa Auxílio Brasil é zero porque “a inscrição de mais de 2,2 milhões de famílias de julho a agosto garante atendimento integral a todas as famílias com informações a serem consideradas no cadastro único”.

No entanto, a divulgação pouco frequente de números oficiais pelo ministério, aliada à lentidão com que os municípios transmitem os dados ao sistema CadÚnico, tem resultado em números desatualizados e atrasados, dando a falsa impressão do verdadeiro número de pessoas que aguardam para recebê-los. .

O Auxílio Brasil foi criado em novembro passado para substituir o Bolsa Família para atender famílias socialmente carentes cadastradas no CadÚnico, e em agosto pagou uma média de 600 reais para mais de 20,2 milhões de famílias.