Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Renegociação da dívida do Fies desconto de até 92% completa primeiro mês

Segundo o governo federal, a possibilidade de renegociar dívidas com valor médio de 35 mil reais está em vigor há um mês e vai até 31 de agosto.

Cerca de 1,3 milhão de pessoas estão inadimplentes com dívidas ao Fundo de Auxílio Financeiro Estudantil (Fies).

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – que é o agente operacional do Fies e responsável por consolidar os dados de renegociação dos bancos participantes do programa – não divulgou os dados e não respondeu a uma solicitação de informações de balanço da primeira mês.

Sabe-se que no Banco do Brasil mais de 500 mil pessoas atendem aos critérios para solicitar um novo acordo de negociações de dividas. Há 800.000 na Caixa. Se você está na lista, saiba como quitar sua dívida.

Critérios

Podem solicitar a renegociação estudantes que assinaram contrato antes de 31 de dezembro de 2017 e estão em atraso há mais de 90 dias a partir da data de liberação das Medidas Provisórias em 30 de dezembro do ano passado.

Outra condição do despacho é que o contrato esteja em fase de amortização (após o término da carência, o saldo do aluno é amortizado em parcelas em até três vezes o período financiado da duração normal do curso).

Veja como renegociar.

Na Caixa

No caso da Caixa, as renegociações ocorreram totalmente online e através do site sifes. O site também oferece um simulador com opções de pagamento e aponta pendências com o contrato.

Caso o sistema indique a necessidade de ajuste, o arquivo deve ser enviado à Caixa para análise e o pedido efetuado.

Em caso de dúvidas, acesse www.caixa.gov.br/fies ou ligue para 0800 726 0101.

Pelo Banco do Brasil

No caso do Banco do Brasil, é possível colar através do app do banco nas opções “Solução de dívidas”>“Renegociação FIES” >“Renegociar parcelas”.

Os alunos devem simular termos de parcelamento, assinar eletronicamente o termo e pagar pela admissão antes da seleção.

Nas agências, as renegociações podem ser incluídas na opção de parcelamento de até 150 meses, cujos contratos exigem fiador. Você deve estar acompanhado por um fiador para negociar.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo aplicativo BB, www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) ou atendimento BB (0800-729-0001).

Qual será o desconto?

Pessoas que concluíram seus estudos universitários em rede privada com financiamento e cujo contrato esteja vencido de 90 a 360 dias, terão desconto de 92% do valor total da dívida.

Esse percentual vale apenas para quem se beneficiou do recurso e recebeu auxílio emergencial em 2021 ou que se inscreveu no Cadastro Único em 30 de dezembro de 2021, representando 548 mil alunos inadimplentes.

Para os demais inadimplentes nesse período, a medida prevê desconto de 12% sobre o saldo devedor, isenção de juros e multa e parcelamento em até 150 vezes.

Em caso de atrasos superiores a 360 dias, o abatimento será de 86,5% do saldo total da dívida. Os prazos referem-se ao pagamento à vista ou à liquidação em dez parcelas mensais e subsequentes corrigidas pelo Selic.

Para todos os contratos com atraso superior a 90 dias, caso o aluno não decida liquidar, pode usufruir do reembolso da dívida em até 150 vezes com desconto de 100% nas taxas contratuais. Nesse caso, a parcela terá um valor mínimo de R$ 200.

Como é feito o pagamento?

Para iniciar a renegociação é necessário pagar o primeiro boleto(parcela única ou primeira parcela). O valor mínimo da parcela é de R$ 200.

A geração do comprovante de pagamento de uma entrada ou parcela única ocorre apenas pelo mesmo ambiente virtual.

Portal único de informações

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, contendo informações do Fies, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Deixe uma resposta