×

Alerta do Governo: Saque do Bolsa Família requer atenção; Saiba Mais

Bolsa Família

Alerta do Governo: Saque do Bolsa Família requer atenção; Saiba Mais

Na próxima semana, começará o pagamento do Bolsa Família referente a fevereiro. Entretanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Vitória da Conquista, na Bahia, anunciou uma modificação em suas diretrizes para o saque do benefício Bolsa Família.

Anteriormente, os beneficiários podiam sacar na Caixa Econômica Federal mesmo sem apresentar um documento oficial com foto, graças à Declaração Especial de Pagamento emitida pela Semdes. No entanto, a partir de agora, essa possibilidade não estará mais disponível. Saiba mais detalhes!

Bolsa Família

Mudança no procedimento de saque do Bolsa Família

Segundo a Portaria 954/2023 do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), apenas os municípios em situações de calamidade pública podem emitir a Declaração Especial de Pagamento.

É importante salientar que essas declarações especiais foram inicialmente emitidas durante a pandemia da Covid-19, visando garantir o acesso ao benefício mesmo na ausência de documentação. Portanto, agora a Semdes solicita que os beneficiários apresentem um documento pessoal com foto.

A secretaria também ressalta que, nos casos em que os beneficiários se encontram em situação de vulnerabilidade social e necessitam de assistência para obter a segunda via do documento, é possível buscar ajuda nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Quanto à população em situação de rua, a orientação é procurar o Centro Pop Adulto.

Calendário de pagamento – fevereiro

Por fim, confira o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de fevereiro. O cronograma segue de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular do benefício:

Último dígito do NIS Data do Pagamento

  • 1 16 de fevereiro
  • 2 19 de fevereiro
  • 3 20 de fevereiro
  • 4 21 de fevereiro
  • 5 22 de fevereiro
  • 6 23 de fevereiro
  • 7 26 de fevereiro
  • 8 27 de fevereiro
  • 9 28 de fevereiro

Fonte: Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS