Segurados do INSS podem receber FORTUNA em breve – Saiba mais
A Revisão da Vida Toda do INSS está mais próxima de aposentados e pensionistas. Mais recentemente, a Suprema Corte votou reformas que poderiam garantir maiores benefícios para aqueles que contribuíram antes de 1994.
Em março, os membros do Tribunal votaram em plenária virtual, garantindo a vitória para a revisão dos benefícios do INSS.
O placar foi apertado, com 6 votos a favor e 5 contra. A votação do agora aposentado ministro Alexandre de Moraes garante a aprovação do projeto, que promete mudar a vida de muitos.
No entanto, para reverter esse resultado, o ministro Nunes Marques solicitou que a tomada de decisão fosse entregue ao plenário presencialmente.
Nesse caso, a votação teria que começar do zero, o que poderia mudar o parecer anterior, pois o voto de Alexandre de Moras seria ignorado.
Felizmente, o STF anunciou um novo entendimento para que a votação no plenário virtual possa continuar no plenário físico sem nenhuma alteração.
Dito isso, o número de votos já emitidos permanecerá o mesmo na nova decisão do STF, aumentando as chances de aprovação da revisão de vida do aposentado do INSS.
O que é a Revisão da Vida Toda do INSS? Quem pode solicitá-la?
A Revisão da Vida Toda do INSS se aplica a pessoas que se aposentaram após 1999, mas fizeram contribuições para a Previdência Social antes de 1994.
Isso se deve ao fato de o INSS ter determinado na época que não utilizaria contribuições inferiores a deste ano, fato que pretendia acompanhar a aprovação do projeto pelo STF.
Portanto, o reajuste do INSS destina-se a cobrir todos os períodos contributivos realizados pelo segurado anteriores a 1994. Assim, muitos poderão melhorar seus cálculos de benefícios e garantir o tão esperado aumento salarial.
Espera-se que os contribuintes com altos salários antes de 1994 sejam beneficiados à medida que o cálculo for alterado. Ou seja, esse grupo é composto por pessoas bem remuneradas antes da implantação do Plano Real naquele ano.
Dependendo da situação, o aumento salarial pode ser de até 4 vezes o salário e o valor do benefício será acrescido de 30%.
Como solicitar a Revisão da Vida Toda do INSS?
Quem pretender requerer a revisão deve entrar com uma ação no tribunal junto com um advogado profissional da área previdenciária.
Mas antes de tomar uma decisão, a dica é calcular e simular os valores para ver se a ação vale a pena.