Veja como cancelar um Pix enviado errado?
O Pix revolucionou o mercado financeiro brasileiro ao possibilitar operações de transferências instantâneas a qualquer hora do dia.
Segundo o banco central, as transações instantâneas superam até mesmo as realizadas com cartões de crédito e débito.
Uma das coisas que fez o Pix um gosto definitivo para os brasileiros foi a ausência de uma taxa de transferência.
No entanto, devido à sua popularidade, a transação com o Pix requer cuidados especiais, como validar os dados antes de enviar transferências para pessoas ou empresas específicas.
Isso ocorre porque a transferência de dinheiro para uma chave Pix incorreta pode fazer com que você envie dinheiro para alguém não relacionado à transação e você pode ficar no prejuízo.
Uma das principais pesquisas relacionadas à transferência de Pix é a possibilidade de cancelar um Pix enviado incorretamente. Mas é realmente possível cancelar esta operação após o envio?
Posso cancelar um Pix enviado errado?
Como o Pix é um sistema de transferência instantânea, ou seja, leva apenas alguns segundos para ser executado, não há mecanismo para cancelar uma operação depois de processada.
De acordo com o aviso do BC(banco central), essas transferências instantâneas só podem ser canceladas antes que o usuário confirme o pagamento.
Dessa forma, o usuário que enviar o Pix errado, independentemente do banco utilizado, não teria a opção de cancelar a transferência.
Portanto, o conselho do banco central é que os cidadãos confirmem absolutamente todos os dados e chaves antes de enviar as transferências.
Conheça o mecanismo Especial de devolução do Pix
Embora não seja possível cancelar o Pix enviado indevidamente, o banco central disponibilizou um mecanismo especial de devolução (MED) desde novembro passado.
O MED tem como objetivo agilizar a indenização aos usuários que sofrem fraudes ou falhas nas operações das instituições financeiras.
Nesse sentido, o usuário vítima do golpe, o banco de origem da transação, tem 90 dias para solicitar a devolução do dinheiro à instituição de destino.
O banco que recebeu a solicitação de devolução é então responsável pela análise, período durante o qual o valor relevante fica bloqueado.
Assim, confirmando que houve uma fraude ou falha operacional, o banco deve notificar o usuário da conta que recebeu a transferência e, em seguida, devolver o dinheiro.
Vale lembrar que o Mecanismo Especial de Reembolso é utilizado apenas em casos de fraude e insucesso nas operações financeiras, ou seja, um cidadão que simplesmente enviou dinheiro para a pessoa errada ou mesmo pagou um valor diferente, não tem ferramenta para usar.