Veja quem tem direito a revisão do valor da aposentadoria em 2022
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue a velha regra da reforma previdenciária de 1999 que desconsidera as contribuições anteriores a 07/1994. Portanto, alguns contribuintes que se sentem prejudicados por isso podem solicitar uma revisão vitalícia.
No caso das pessoas que se aposentaram após 1999, os benefícios não foram calculados levando em consideração o valor dos salários anteriores a 1994. Dessa forma, os segurados com altos salários foram afetados.
Quem pode pedir a revisão no repasse da aposentadoria?
Beneficiários de pensão por morte e aposentados por idade, tempo contributivo, invalidez, pensão especial e pessoas com deficiência. Em outros casos, nenhuma revisão vitalícia está disponível.
Para solicitar o recálculo dos valores, os beneficiários devem recorrer à justiça. No entanto, os segurados devem pertencer a dois grupos:
- Recebeu o benefício entre as Reformas da Previdência de 1999 e 2019;
- Recebeu o primeiro pagamento do benefício nos 10 últimos anos antes de 2019.
Veja como consultar os benefícios da aposentadoria
- Pela central telefônica 135. Você precisará informar o número do seu CPF e confirmar alguns dados cadastrais para evitar fraudes. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- O site Meu INSS reúne diversos serviços digitais do município. Faça login no gov.br e clique em “Extrato de Pagamento” na tela principal. Com este serviço terá acesso ao seu extracto e demais detalhes relativos ao pagamento da sua pensão;
- Outra opção muito prática é o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no site, você terá que fazer login. Depois disso, você terá acesso a diversos serviços, bem como ao histórico de suas informações.