Pular para o conteúdo

WhatsApp deixará de funcionar em smartphones Android mais antigos

WhatsApp deixará de funcionar em smartphones Android mais antigos
whatsapp

WhatsApp deixará de funcionar em smartphones Android mais antigos

Se você possui um smartphone mais antigo com sistema operacional Android, talvez seja o momento de pensar em realizar uma troca, especialmente se você costuma utilizar o WhatsApp. Isso porque o mensageiro da Meta deixará de funcionar em uma série de dispositivos que tenham instalados a versão 4.1 do robozinho verde — também conhecida como Jelly Bean.

O aplicativo não funcionará mais em celulares que operem com essa versão do sistema operacional. A descontinuação foi informada pelo próprio WhatsApp. Agora, o mensageiro só funciona em smartphones que tenham, pelo menos, a versão Android 5.0 (Lollipop) ou mais recente, garantindo que ele possa ser atualizado e usado de forma segura.

Vale destacar que a modificação mencionada não afeta usuários de iPhone (iOS), tendo em vista que a plataforma de mensagens desenvolvida para o sistema operacional da Apple segue compatível com o iOS 12 e versões superiores.

Por que o WhatsApp vai deixar de funcionar nestes dispositivos?

O encerramento do suporte para versões mais defasadas do Android não chega a ser uma novidade, pois isso é algo que acontece periodicamente como parte da política de atualização do WhatsApp. A Meta, companhia responsável pelo app, afirma que realiza verificações anuais nos sistemas operacionais e em suas respectivas participações no mercado de usuários.

A medida tem como principal objetivo manter a plataforma de mensagens otimizada e segura. Por conta disso, algumas versões mais antigas de sistemas operacionais podem acabar não recebendo novas atualizações de segurança ou deixar de suportar novas ferramentas.

Como verificar se o seu aparelho ainda será compatível com o WhatsApp?

Infelizmente, não há uma lista específica contendo os modelos afetados pela atualização por parte da Meta e do Google, responsável pelo sistema operacional Android. Em outras palavras, os usuários terão que verificar por conta própria se seus celulares estão enquadrados na categoria. Para felicidade de muitos, o processo de identificação é bem simples, levando apenas alguns segundos para ser feito.

Em dispositivos da Samsung, por exemplo, basta acessar as “Configurações” do dispositivo e, depois, selecionar o menu “Sobre o telefone”. Na sequência, tocar em “Informações do software” e, finalmente, verificar a “Versão Android”.

Já para aqueles que possuem um dispositivo da Motorola, o caminho é por meio das “Configurações”, tocando em “Sistema” e, depois, em “Sobre o dispositivo”. Feito isso, procure pela opção “Versão do Android”.

WhatsApp passará a ser pago? Entenda

Recentemente, o debate sobre a abolição do “zero rating” para o WhatsApp voltou à tona, tendo em vista que as principais operadoras de telefonia do país se posicionaram contra o serviço. Ao que tudo indica, esse tipo de plano, que garante acesso ilimitado ao mensageiro, pode acabar sofrendo grandes mudanças. Você pode conferir todos os detalhes sobre o cenário clicando aqui.

Deixe uma resposta