5 doenças que da direito à aposentadoria do INSS, mas pouca gente sabe
Os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem se aposentar de diversas formas, pois existem diversos grupos que se enquadram aos trabalhadores.
Uma das formas é pedir uma indemnização quando descobrir certas doenças graves. A lista completa define o que são e como são garantidas as pensões por invalidez.
Em alguns casos, o famoso período de carência não precisa ser observado. É uma forma de apoiar os profissionais quando alguma situação inesperada prejudica a saúde de um indivíduo e, portanto, pode afetar consideravelmente o orçamento familiar.
Doenças que dão acesso à aposentadoria
Esse padrão é chamado de “aposentadoria por invalidez permanente” ou invalidez porque é bem conhecido de muitos brasileiros.
Conforme mencionado, diferentemente de outros disponibilizados e pagos pelo INSS, em caso de doença, não há necessidade de observar qualquer período de carência dada a gravidade da situação.
Para garantir esse recurso, é necessário coletar alguns documentos, como exames e laudos médicos que devem comprovar a condição.
Confira abaixo a lista de doenças que fazem parte da lista que pode ingressar no Instituto de Aposentadoria por Invalidez Permanente.
- Contaminação por radiação: os trabalhadores podem se contaminar e começar a desenvolver complicações que afetam órgãos ou causam outros tipos de problemas de saúde, comprometendo sua permanência no trabalho;
- Doença hepática: A doença hepática é considerada uma doença grave, pois provoca alterações drásticas e progressivas que levam à deficiência hepática e incapacidade para atividades laborais;
- Doença de Paget: é uma doença que afeta os ossos. O corpo fica mais fragilizado e a condição entra no rol da aposentadoria por invalidez permanente;
Estes são apenas alguns exemplos. Ainda é possível encontrar: AIDS, doença cardíaca grave, espondiloartropatia anquilosante, etc.
Se um paciente é diagnosticado com uma doença grave, o aconselhamento é essencial para buscar a proteção de direitos, além de exigir atenção para se comprometer com a saúde.