Atenção! Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar seus dados no sistema até 16 de junho
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome bloqueou mais de 1,2 milhão de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devido a suspeitas de irregularidades no Cadastro Único.
As famílias bloqueadas não receberão os pagamentos de abril e maio até atualizarem seus dados.
Porém, é importante salientar que os bloqueios são temporários, com duração de 60 dias, ou seja, dois meses, e começaram oficialmente no último dia 14 de abril, quando também começou a nova rodada de pagamentos do programa.
O governo federal estipulou o prazo até o dia 16 de junho para a resolução da situação através da atualização cadastral. Caso contrário, as famílias podem ser canceladas definitivamente do programa e perder o direito ao benefício.
Além disso, se a atualização cadastral for realizada dentro do prazo e não houver irregularidades no cadastro, o beneficiário será desbloqueado pelo governo e receberá o benefício normalmente todos os meses, além de ter acesso aos valores retroativos dos meses em que não pôde receber por conta do bloqueio. Ou seja, há diversas vantagens em resolver a pendência com o Ministério do Desenvolvimento o quanto antes.
Bloqueios do novo Bolsa Família
Durante os meses de abril e maio, muitos beneficiários unipessoais do novo Programa Bolsa Família foram bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Esse grupo é composto por famílias com apenas um integrante, que declararam morar sozinhas no momento da inscrição no CadÚnico.
Entretanto, suspeita-se que muitos desses beneficiários tenham mentido e, na verdade, morem com outras pessoas da família que também recebem o benefício, configurando fraude.
Para regularizar a situação, é necessário comparecer à prefeitura do município ou ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) até o dia 16 de junho.
Os documentos de identificação pessoal e comprovantes de renda e residência atualizados de todas as pessoas que moram na mesma casa, mesmo que não sejam parentes.
É importante ter tempo disponível, pois o atendimento pode ser demorado.
Calendário de pagamentos de abril do Bolsa Família
Os pagamentos do novo Bolsa Família referentes ao mês de abril começaram na última sexta-feira (14), seguindo a ordem do número final do NIS de cada beneficiário e devem ser concluídos até o final do mês.
É importante ressaltar que não haverá pagamentos no dia 21 devido ao feriado, mas é provável que ocorra uma antecipação para aqueles que receberiam somente na segunda-feira seguinte.
Cortes no Bolsa Família geram sobrecarga nos CRAS e impedem reformulação prometida para 2023
Confira abaixo o calendário completo:
- NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
- NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (receberam os valores no sábado, 15/04);
- NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
- NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
- NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
- NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
- NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
- NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
- NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
- NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.
Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de abril serão realizados juntamente com os recursos do Programa Auxílio Gás e disponibilizados pelos mesmos meios de pagamento utilizados nos últimos meses, como o popular aplicativo Caixa Tem e os cartões do programa, tanto os antigos quanto os novos.
Estes últimos podem ser usados nos caixas eletrônicos e nas Casas Lotéricas. Caso o beneficiário não tenha acesso a nenhum desses meios, poderá receber o pagamento nas agências da Caixa Econômica Federal, mas somente em dias úteis.